As apresentações acontecerão dos dias 08 a 11 de novembro, de forma totalmente on-line.

A 22.ª Edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) está com inscrições abertas até o dia 25/8. O evento, realizado pelo Semesp desde 2001, conta com apoio da Universidade Santa Cecília e foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do ensino superior e de divulgar seus projetos.

Os interessados deverão submeter seus trabalhos no site. A taxa de inscrição é R$ 60,00 para cada trabalho inscrito, independentemente do número de autores, professores-orientadores ou colaboradores. Alunos da Unisanta possuem 50% de desconto (R$ 30,00) e alunos que participam do Prouni são isentos.

Há duas categorias de trabalhos: a primeira é dedicada a trabalhos em andamento, como iniciações científicas e trabalhos de conclusão (TCCs) em aberto. Já a segunda, às iniciações científicas e TCCs já finalizados.

O resultado da pré-seleção e a notificação de aceitação do trabalho serão divulgados a partir de 03 de outubro, e o gradeamento das apresentações em sala e painel, a partir de 10 de outubro, ambos no site do evento. Já as apresentações acontecerão dos dias 08 a 11 de novembro, de forma totalmente on-line.

Quem pode participar? – O CONIC aceita inscrições de alunos brasileiros como autores, desde que estejam com matrícula vigente em 2022 em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas ou públicas brasileiras. Pode haver um ou mais autores para cada trabalho inscrito.

Professores-pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, com titulação mínima de mestrado em andamento ou concluído, poderão participar como orientadores dos trabalhos. Eles serão citados nos anais do congresso e receberão certificado de participação.

Deve haver, necessariamente, pelo menos um professor-orientador cadastrado para cada trabalho inscrito e é possível inscrever mais de um professor-orientador para cada trabalho.

Na condição de colaboradores, outros interventores (pessoas físicas, empresas ou instituições) que possibilitaram a realização de etapas do projeto poderão participar também. Colaboradores podem ser alunos, professores ou mesmo profissionais de outras áreas que colaboraram para o desenvolvimento do trabalho, mas que não são autores.

Exigências – Os trabalhos na categoria Concluído não devem ter mais de 10 páginas e os Em andamentos não devem ter mais de 5 páginas, incluindo figuras e/ou anexos para ambos, se houver. Confira os modelos de estruturas no site.

Premiação – Além da experiência e um grande diferencial no currículo, a 22.ª edição do CONIC premiará o vencedor de cada uma das 4 áreas de conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas). Confira:

• R$ 2.500,00 para o vencedor da categoria Concluído em cada área;
  • R$ 1.000,00 para o vencedor da categoria Em andamento em cada área;
  • R$ 1.500,00 para o melhor trabalho Concluído com foco na preservação do meio ambiente ou em descoberta de alternativas sustentáveis