Tiago dos Santos Passos, formado em Fisioterapia pela Universidade Santa Cecília em 2021, passou no processo seletivo para ser fisioterapeuta do Instituto do Coração (InCor). No ano passado, foi aprovado em primeiro lugar na prova do programa de fisioterapia cardiorrespiratória do instituto e teve a oportunidade de estudar no maior centro de cardiologia da América latina.
Sobre a preparação para alcançar os resultados que queria, conta que terminou a pós do InCor e começou a revisar os conteúdos e as rotinas do hospital, também se inscreveu no programa de atualização em terapia intensiva do adulto da Assobrafir para ficar inteirado nos principais conteúdos da área. “Eu não acreditei quando vi o resultado, estava torcendo para ficar entre os 10 primeiros, foi uma mistura de felicidade com euforia e empolgação”.
Atualmente, será fisioterapeuta do hospital do InCor, onde irá trabalhar em todos os setores do instituto, tanto enfermaria quanto UTI (adulto e pediátrica) e todos focadas na área de cardiologia e pneumologia. Quando estava na faculdade, Tiago se identificava mais com as disciplinas de cardiologia, pneumologia, neurologia, próteses e órtese.
Durante o período universitário, Tiago obteve experiências nos estágios de saúde da mulher, neurofuncional do adulto e pediátrico, enfermaria, UTI, ortopedia e traumatologia. Estagiou também em próteses e órtese, esses em específico, que o ajudam até hoje nos atendimentos que realiza no hospital.
Para ele, a Unisanta teve papel fundamental durante todo o processo de preparação. Escolheu se especializar no InCor por conta das aulas ministradas pela professora Flávia Caseri. “Eu olhava as aulas dela e me inspirava em ser um dia como ela. Graças às suas aulas de pneumologia e cardiologia no terceiro ano, associada às aulas de pneumofuncional, ministradas pelo professor Ivan Vivas no quarto ano, tive a oportunidade de passar na prova do Programa de Fisioterapia Cardiorrespiratória do InCor e passar no processo seletivo para ser fisioterapeuta desse grande centro. Foi uma construção que os professores da Unisanta tiveram grande influência”, ressalta o profissional.
Além dos professores citados, leva também como inspirações profissionais até hoje os professores Vinicius Moura, Renata Banjai, Sheila Borges, Maria Claudia e Laura Taguchi. Como inspirações pessoais durante toda sua trajetória, ele destaca a importância dos seus pais, Ronald e Geovania, que sempre o apoiaram, também citou seus três amigos mais próximos, dois que a Unisanta o presenteou, e uma que o InCor lhe trouxe, Victória Walz, Daniel Barros e Beatriz Junqueira.
Para o futuro, a médio e longo prazo, Tiago pretende começar um programa de mestrado e depois realizar um doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMU SP).