Formado no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília, André Inácio atua há 15 anos na General Motors de São Caetano do Sul. Atualmente, ele exerce o cargo de Engenheiro Sênior na Engenharia de Materiais, na área de desenvolvimento de novas aplicações e materiais, além do teste de novas peças.

Nascido em São Bernardo do Campo, André tinha uma rotina diária com ônibus fretados entre o ABC Paulista e Santos para estudar na Unisanta. “Eu já tinha amigos que estudavam e que me recomendaram a Unisanta pelo reconhecimento técnico de bons professores e o reconhecimento da instituição nas empresas da Região do ABC Paulista”.

O começo da vida corporativa veio com estágios, um deles na Scania, no final do curso de Engenharia, que permitiu a André conciliar ainda mais o aprendizado acadêmico com a rotina de uma grande empresa.

Em 2006, o ex-aluno teve a oportunidade de trabalhar na GM como engenheiro de desenvolvimento de produtos na área de carrocerias, responsável por para-choque em projetos globais, como os veículos S10 e Cruze, e em projetos locais, como o do Onix, focado em peças plásticas da parte exterior do veículo. Ocupou tal cargo por quase 10 anos antes de seguir para a área de desenvolvimento de materiais, onde trabalha há três anos.

André ressaltou que com um curso com tantas possibilidades de carreira como a Engenharia, a continuidade dos estudos é extremamente importante. “A Engenharia em um curso tão bem formatado como o da Unisanta me permitiu um sólido desenvolvimento técnico e meu reconhecimento nos diversos projetos que atuei ao longo de minha carreira. Hoje, após o Mestrado e o MBA, noto que o balanço de conhecimento técnico e de gestão é extremamente importante na continuidade de minha carreira e nas repostas rápidas que o cenário de trabalho contemporâneo demanda”.

Ao se lembrar dos tempos como aluno, o engenheiro fez um agradecimento a todo o time da Unisanta, mas, em especial, aos professores Fernando Marques e João José, responsáveis por ajudar André a ingressar no Mestrado, junto com boas recordações dos professores que partiram, como Arthur Tamasauskas, e Figueiredo, o lendário “Português”.

“Nós, engenheiros, por muitas vezes lideramos ou fazemos parte de times multifuncionais e temos um papel fundamental de nos engajarmos na busca de diversidade, inclusão com respeito à cor, religião, orientação e limitações físicas, que certamente trarão ótimos resultados quando somados a nossas habilidades técnicas”, finalizou André.