Formado pela Faculdade de Engenharia da Computação da Unisanta, Fabio Arrebola atua, há quatro anos, na E-Val Tecnologia, empresa sediada em São Paulo e especializada em serviços e soluções críticas, focada no mercado de certificação digital, segurança e business intelligence. Seu cargo atual é gestor. “Este é o nome oficial da função que desempenho, mas as principais atividades englobam a liderança técnica, gestão de pessoas e de projetos e auxílio em atividades de pré-venda”, explica Arrebola.

Resultado da fusão de duas empresas de alta tecnologia, a E-Val atende a diversos clientes de porte como Honda, Embraer, Peugeot, Itaú, Volvo, Samsung, Santander, Siemens, Motorola, Ericsson, Goodyear, Bradesco e Citibank.

A trajetória profissional de Fabio Arrebola teve início no terceiro ano do curso, quando se interessou em participar do convênio mantido pela Unisanta que leva estudantes para estagiar em Toulouse (França). “Infelizmente não pude participar, mas conversei com o professor Djalmir Correa Mendes [do curso de Engenharia e coordenador do Projeto Toulouse], sobre o meu interesse em estudar algo semelhante, ainda que não fosse na mesma área. Tinha um interesse especial por séries de Fourier, transformadas e tudo que permeava as teorias associadas às telecomunicações”, explica.

A partir de uma visita organizada pelo professor Mendes, Fabio e outro aluno de sua turma tiveram a oportunidade de estagiar por um ano no Núcleo de Segurança e Redes de Alta Velocidade (NSRAV) do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP. “Anteriormente, já havia participado, sem sucesso, de uma seleção para o programa de estágio da IBM mas, após esta grande etapa de aprendizado no NSRAV, em uma nova tentativa, fui aprovado”. Atuando na multinacional IBM por cerca de um ano, Fabio foi convencido por um amigo a integrar a empresa que, futuramente, viria a se tornar a E-Val Tecnologia. “Aceitei, mas minha passagem acabou sendo muito breve e acabei voltando à IBM, onde permaneci por mais um ano e meio”.

Concluída a fusão que culminou com o nascimento da nova empresa, Fabio aceitou um segundo convite e hoje integra a E-Val.

Do tempo de Faculdade, o ex-aluno de Engenharia de Computação guarda muitas recordações, mas comenta que, em vez de falar delas, prefere destacar o que ficou: “as pessoas que conheci, os amigos que fiz e que até hoje me acompanham”.

Para os estudantes que buscam conquistar um lugar no mercado de trabalho, Fabio faz referência à entrevista concedida por seu irmão Fernando Arrebola, também ex-aluno de Engenharia de Computação: “Na sua entrevista, meu irmão já falou da importância da iniciativa, determinação e confiança. O que tenho para dizer pode parecer filosófico e até ‘batido’, mas, por se basear em experiência própria, acho importante saber o que queremos para que possamos buscá-lo, já que é essa busca que nos trará felicidade. Além disso, devemos compreender que algumas das escolhas que fazemos podem ser equivocadas e nunca é tarde para voltar atrás”, finaliza.

Texto extraído do site www.unisanta.br/engcomputacao