Como controlador, coordenou os trabalhos de fortalecimento e ampliação da transparência pública, o que trouxe ao município a nota máxima emitida pelo Ministério Público Federal em 2016, informa Elias. Seu cargo atual é o de coordenador de Controle Interno do Município.

Zaqueu Elias da Silva Ferreira coordena atualmente o Controle Interno da Prefeitura Municipal de Guarujá, responsável pela elaboração de relatórios de gestão e análise financeira, contábil, patrimonial, operacional e orçamentária.

Ele conta que prestou concurso na Prefeitura de Guarujá em 2004 para administrador. Nessa função, foi o idealizador e responsável pela criação, estruturação e desenvolvimento da Controladoria Geral do Município, “uma das primeiras controladorias municipais do Estado de São Paulo e que se tornou referência para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.

Foi Controlador Geral do Município de 2010 a 2014. Em 2016. coordenou os trabalhos de fortalecimento e ampliação da transparência municipal, culminando na nota máxima em transparência pública em âmbito nacional emitida pelo Ministério Público Federal no ano de 2016, conta. E foi Secretário Adjunto da Controladoria de 2014 a 2016.

Livro, cursos e projetos

Todo o trabalho realizado e o reconhecimento alcançado estão disponíveis no site da Controladoria, que é de sua autoria, e estão retratados em um livro também de sua autoria disponível no seguinte site. Também atuou na área de compras e licitações e na assessoria de governo e ministrou aulas de gestão empresarial e administração pública.

Fez duas especializações: MBA em Administração Pública 2007/2008 e MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal,  em 2015/2016. Zaqueu considera que o curso de Administração é a melhor opção para se formar um gestor e conta que escolheu a Universidade Santa Cecília,  pois, na época,  já era uma certeza de excelente formação e grande aceitação profissional no mercado. Ele se formou na segunda turma, em 2001.

“Naquele tempo, a Unisanta já possuía reconhecimento no universo acadêmico, tanto na formação quanto na estrutura. Alguns itens que posso citar são, por exemplo, grade curricular voltada ao mercado de trabalho, corpo docente com experiência profissional e excelente infraestrutura como laboratórios de informática”.

O coordenador de Controle Interno destaca também alguns pontos que marcaram sua vida universitária, incluindo professores. “O professor Jason (Teoria Geral de Administração) foi o responsável pela base conceitual em administração. Há também o professor Alexandre, de Marketing, pela parte de visão mercadológica e, claro, meus amigos de faculdade com quem mantenho contato até hoje, assim se formando uma rede profissional muito importante”.

Perguntado sobre seus projetos futuros, Zaqueu Elias diz que gostaria de prestar consultoria em gestão pública tanto no Brasil como na América Latina e também quer voltar a ministrar aulas com foco em Controladoria Governamental e Gestão Pública.