Cristina Benatti e Neusa Freitas, coordenadoras do Juizado Especial Cível Anexo-Unisanta.

As advogadas Neusa de França Teixeira Freitas Ferreira e Cristina Neves Ruas Benatti são exemplos de pratas da casa que cresceram com a Faculdade de Direito da Unisanta. Formadas na 1ª turma do curso, em 2001, elas atuam no Juizado Especial Cível-Anexo Unisanta desde a sua criação, em março de 2000.

Iniciando com estagiárias, as advogadas desenvolveram diversas tarefas no local, como atendimentos na recepção, triagem, autuação de processos e audiências de Conciliação. Atualmente, Neusa é coordenadora administrativa, enquanto Cristina coordena a área acadêmica do Juizado.

“Através do seu corpo docente de excelente qualidade, a Unisanta   sempre ofereceu instrumentos para atualização profissional com qualidade e agilidade, através das aulas, palestras, simpósios e cursos de extensão profissional. A oportunidade de realizar a prática no Juizado Especial Cível-Anexo Unisanta, desde a sua criação, aproximou e integrou as matérias curriculares com a vida prática dos problemas trazidos pela realidade social”, diz Neusa.

O Juizado possibilita o acesso gratuito e rápido da Justiça à população. Quartanistas e quintanistas da Faculdade de Direito, supervisionados por juízes, atuam como conciliadores. As advogadas fazem a seleção dos estagiários, orientam os alunos na correção dos trabalhos realizados e na participação das audiências de Conciliação, discutem assuntos jurídicos e fazem a supervisão geral do Juizado. “Procuramos transmitir aos alunos um pouco da experiência adquirida nestes 12 anos de atuação junto ao Juizado”, afirma Neusa. As duas advogadas são especializadas em Direito do Consumidor.

Além das atividades desenvolvidas na Unisanta, Neusa é sócia do escritório Benatti e Morgado Advogados. Antes de advogar, atuou na área de Administração, sua primeira formação acadêmica, durante 25 anos, em empresa familiar.

Cristina é assistente jurídica no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ministrou aulas como professora assistente nas disciplinas de Processo Penal e Processo Civil e foi sócia do escritório Benatti e Morgado Advogados.

“Tudo que está relacionado ao Direito me fascina. Hoje, posso dizer que estou realizada profissionalmente, mas não significa que não tenha novos projetos. Pretendo continuar trabalhando na área jurídica, com muita dedicação e procurando sempre fazer o melhor. Agradeço a Unisanta por ter acreditado e por fazer parte dessa trajetória”, conclui Cristina.

As advogadas também estão envolvidas no projeto da nova Unidade Avançada do Juizado Especial Cível-Anexo Unisanta no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS.