A Universidade Santa Cecília (Unisanta) terá dois trabalhos publicados no VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, a ser realizado de 31 de julho a 3 de agosto, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O Prof. Fernando Marques Fernandes, docente do curso de Engenharia Mecânica, é um dos autores dos estudos e irá apresentá-los durante o evento.

Entre os projetos desenvolvidos na Unisanta e que serão apresentados está o Triciclo para Crianças com Deficiência Físico-Motora nos Membros Superiores. O trabalho teve como objetivo projetar e construir um triciclo, através de revisão bibliográfica de tecnologia assistiva, antropometria, seleção e dimensionamento de materiais para construção mecânica, soldagem e geometria de bicicletas. O produto poderá auxiliar no desenvolvimento psicossocial, por meio da integração com outras crianças nas atividades de lazer, além de visar à autonomia pessoal e melhor qualidade de vida do deficiente físico. A Tecnologia assistiva agrupa dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência ou reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência.

Efeitos do Tratamento Térmico de Normalização na Região da Solda de Tubos com  Costura para a Indústria do Petróleo e Gás Natural é o outro estudo a ser apresentado. Foram analisadas amostras extraídas de uma seção de tubo soldado pelo processo de resistência elétrica de alta freqüência, submetidas a tratamentos térmicos com diferentes faixas de temperatura.

Outras informações sobre o evento no site: www.abcm.org.br/conem2012