Após 10 dias de trabalho no Projeto Rondon – Operação Açaí, a 14ª equipe de rondonistas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) identificou as qualidades e os problemas locais do município de Quatipuru, no Pará.

Para o coordenador institucional do Projeto Rondon na Unisanta, Celso Volpe, os alunos estão aproveitando a oportunidade e realizando um ótimo trabalho.  “É um município bastante bonito, um pessoal educado. Estamos recebendo um total apoio da Prefeitura local. Nossas atividades estão sendo desenvolvidas pelos nossos alunos com alto índice  de aproveitamento. O município vive do extrativismo do caranguejo (maior produtor do estado do Pará) e da fabricação da farinha de mandioca”, explica Volpe.

Os rondonistas viajaram para Quatipuru em 6 de julho e deverão retornar dia 22.

Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade, enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança. Outras informações sobre o projeto: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do país.

A vontade de resgatar o trabalho fora abraçada pelos universitários, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje, o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.

Retrospectiva – Esta será a 14ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; Baião (PA), em 2008, Vitória do Xingú (PA), em 2008; Careiro Castanho (AM), em 2009; Murici (AL), Santa Rita do Araguaia (GO), Theobroma (RO), Carajás (PA), em 2010, foram os locais em que a Universidade desenvolveu suas atividades.