Mais uma vez, o talento dos alunos formados na Unisanta ultrapassa as fronteiras internacionais. Formada na Faculdade de Fisioterapia em 2007, Renata Paccagnella de Picoli levou os conhecimentos adquiridos durante o curso para o continente africano, mais precisamente para Luanda, em Angola, onde atua como assessora técnica do Instituto Nacional de Luta contra a AIDS do Ministério da Saúde.

Renata trabalha no Departamento de Vigilância Epidemiológica de HIV/AIDS. Suas atividades estão relacionadas à situação atual e a evolução da doença no País, bem como a elaboração e o planejamento de estudos sobre HIV/AIDS. Entre eles, destaca-se o projeto de soroprevalência da doença em mulheres grávidas realizado a cada biênio.

De acordo com a assessora técnica, os conhecimentos obtidos na Faculdade de Fisioterapia da Unisanta foram de fundamental importância para a sua formação profissional. “O curso de Fisioterapia tem um abordagem bem ampla que não se limita apenas ao campo de atuação, mas também dá uma boa noção do universo da Saúde, bem como dos componentes psicossocioculturais. Embora eu não atue mais na área, a formação e os ensinamentos que tive serviram e servem até hoje em meu trabalho. As pessoas que se formaram na Unisanta têm destaque em sua carreira profissional. A gente nota a diferença no mercado de trabalho”, afirma.

Especializada em Saúde Coletiva e Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, esta é a primeira experiência de trabalho de Renata no exterior. “Morar em um país africano e poder conhecer de perto um sistema de saúde desse continente é um aprendizado imenso, principalmente pela oportunidade de trabalhar dentro de um programa de HIV/AIDS”, diz. “Pretendo ficar em Angola por mais um tempo, para poder adquirir mais experiência profissional e pessoal, bem como ajudar um pouco mais na melhoria das informações da doença no País”, acrescenta.

No Brasil, Renata trabalhou em diversas unidades do complexo do Hospital das Clínicas durante realização de Programa de Aprimoramento Profissional em Administração de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.