O curso de Educação Física da Unisanta (Fefesp) tem mais um atleta de alto nível no seu quadro de alunos. O calouro João Pedro Ignacio Melo, também conhecido como JP Melo, é um dos maiores destaques do beach tennis nacional e internacional sub-18.

Aos 17 anos de idade (faz aniversário em novembro), ele é atleta da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) e atual número 2 do ranking nacional sub-18 e do ranking paulista, 18.º no ranking internacional (International Tennis Federation – ITF), 9.º no ranking brasileiro amador e integrante da Seleção Brasileira de Beach Tennis. João Pedro ingressou no esporte aos seis anos de idade e já coleciona títulos nacionais e internacionais na modalidade.

“Sempre fomos do esporte. Minha esposa jogou vôlei quase a vida toda; eu, futebol, na categoria juvenil da Portuguesa Santista, do Santos, além da várzea”, comentou José de Oliveira Melo, ou simplesmente Melo, pai de João Pedro e segurança da Seleção Brasileira de Futebol masculino há seis anos.

José Melo em primeiro plano, entre o goleiro Cássio e o atacante Roberto Firmino.

“Sempre quis fazer Educação Física, mas não fiz. Quando o João falou que queria fazer, demos todo o apoio”, disse o pai, que ainda definiu o filho como “centrado, amigo e de bom coração”. “Tenho certeza que ele vai se dar muito bem na faculdade. É a linha que ele tem que seguir, por conta de ser atleta”.

José Melo também contou que sua família joga beach tennis desde quando o esporte se popularizou em Santos, por volta de 2010. “Depois de um tempo, começamos a competir, eu e a Cristiane Melo, a mãe dele. Começamos a jogar o esporte pelo Brasil e o João pegou esse gosto, ganhou sua primeira raquete com seis anos de idade e nunca mais parou”.

João Pedro começou a conquistar campeonatos juvenis, sub-10 e sub-12, e,  quando entrou na categoria sub-14, começou a se destacar nacionalmente, de acordo com o pai: “Ganhando tudo o que podia no Brasil, todos os torneios. […] Nós (José e Cristiane) ainda ‘brincamos’, mas ele joga sério, é praticamente profissional no beach tennis, tem seus patrocínios e apoios”.

João Pedro Melo durante partida pela Seleção Brasileira de Beach Tennis.

Entre as atuações de destaque na carreira de João Pedro Melo estão:

– campeão do Campeonato Mundial – Aruba, em 2018 (masculino sub-14);

– campeão do Torneio Cup Open – Brasília (ITF), em 2021 (masculino sub-18);

– vice-campeão do Campeonato Mundial – Rússia (equipes), em 2018 (sub-14);

– vice-campeão do Campeonato Pan-Americano – Aruba, em 2018 (masculina e mista sub-14);

– vice-campeão da Copa das Confederações – 2018 e 2019 (equipe sub-14);

– terceiro lugar do Campeonato Internacional- Sérvia, em 2018 (masculino sub-14);

Confira a trajetória de sucesso de outros alunos e ex-alunos da Unisanta aqui.