Calouro da Fefesp, número 1 no ranking nacional sub-18, é campeão de Beach Tennis nos Jogos da Unisanta

308

Calouro do curso de Educação Física da Unisanta (Fefesp), João Pedro Ignácio de Melo é o novo campeão da categoria de Beach Tennis dos Jogos da Unisanta 2022. O troféu, conquistado no último sábado (7), veio após a vitória por 8 a 0 sobre a equipe de Direito da Unisantos.

Mas antes de ser campeão nos Jogos da Unisanta, JP Melo – como também é conhecido – já coleciona títulos e prêmios pela modalidade. Aos 17 anos (faz aniversário em novembro), ele é bolsista pela Fupes (Fundação Pró-Esporte de Santos), atual número 1 do ranking nacional sub-18 e do ranking paulista, 10.º no ranking internacional (International Tennis Federation – ITF), e integrante da Seleção Brasileira de Beach Tennis.

Seu relacionamento com o Beach Tennis começou cedo. “(Ele começou) a pegar na raquete com 4 para 5 anos. Sempre foi apaixonado pelo Beach Tennis e até então nunca mais parou”, lembrou José de Oliveira Melo, pai de João Pedro e segurança da seleção brasileira há mais de seis anos.

Com o apoio dos pais, JP Melo seguiu firme na carreira e deu um forte sinal de que seria um grande atleta. Isso porque, logo aos 12 anos, conquistou uma série de títulos ao lado de outro atleta da Unisanta, Renzo Amâncio. “Isso levou ele à seleção Brasileira de Beach Tennis com 13 anos”, disse José.

José Melo em primeiro plano, entre o goleiro Cássio e o atacante Roberto Firmino.

Com pouca idade, porém muita responsabilidade, José sabe que o melhor para seu filho é mantê-lo concentrado nos estudos. “Sim, apoiamos João. É um moleque que sabe da responsabilidade que tem, mesmo tendo 17 (anos). A faculdade vai fazer e está fazendo muito bem para ele como atleta (pessoa e homem)”, falou o pai.

Competindo em alto nível há um bom tempo, João Pedro tem sua rotina de treinos, em geral, longe de Santos, já que a maioria dos torneios não é disputada pela região (Baixada Santista). “(O João) tem dois técnicos que nem sempre conseguem treiná-lo por estarem em São Paulo. Ele viaja praticamente toda a semana para jogar fora e vai sempre antes para treinar forte onde seja (disputado) o torneio.”, comentou José.

Confira aqui alguns prêmios e títulos conquistados por JP Melo:
– campeão do Campeonato Mundial – Aruba, em 2018 (masculino sub-14);
– campeão do Torneio Cup Open – Brasília (ITF), em 2021 (masculino sub-18);
– vice-campeão do Campeonato Mundial – Rússia (equipes), em 2018 (sub-14);
– vice-campeão do Campeonato Pan-Americano – Aruba, em 2018 (masculino e misto sub-14);
– vice-campeão da Copa das Confederações – 2018 e 2019 (equipe sub-14);
– terceiro lugar do Campeonato Internacional- Sérvia, em 2018 (masculino sub-14)