Cineclube da Unisanta celebra a poesia no cinema antifascista de Pasolini

364

Em tempos de lutar contra o fascismo, o Cineclube Lanterna Mágica, em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta, celebra a poesia no cinema antifascista de Pier Paolo Pasolini, cineasta e poeta italiano que completa 100 anos em 2022. Para conhecer melhor sua obra, será realizado o Ciclo de Cinema “Pasolini – Ano 100”, de 19 de maio a 30 de junho, sempre numa quinta-feira, às 15h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (Bloco E – 5.° andar – Unisanta), com entrada gratuita.

O Ciclo também faz parte das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e terá bate-papo on-line ao final de cada sessão, dentro do formato de produção do #Cinapse_Cast, no instagram @cineclubelanternamagica. Para participar das sessões, não é necessário fazer reserva, basta chegar 15 minutos antes do início da exibição.

Foram selecionados seis filmes para retratar a poesia e o moderno, com base nas paixões do cineasta. São cinco filmes de Pasolini e um filme sobre a vida dele, dirigido por Abel Ferrara. A programação terá os seguintes filmes: (19/05) Pasolini, de Abel Ferrara, (26/05) Accattone – Desajuste Social, (02/05) O Evangelho Segundo São Mateus, (09/06) Édipo Rei, (23/06) Teorema e (30/06) Pocilga.

Sua turma no Lanterna!

Agora o espectador que não puder participar da sessão às 15h, poderá convidar seus amigos para uma sessão extra, no mesmo dia às 19h, mas terá que ter o mínimo de 10 pessoas e máximo de 40. O agendamento deverá acontecer com até 48h de antecedência pelo WhatsApp (13) 98230 4599.

Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 — Óstia, 2 de novembro de 1975)

“Eu sou escandaloso. Porque eu estico uma corda, ou melhor, um cordão umbilical, para conectar o sagrado e o profano”. — Pier Paolo Pasolini

Mestre do cinema mundial que em março completaria seus 100 anos de nascimento, Pasolini faleceu em 1975, mas deixou um legado importante sobre a luta contra uma sociedade hipócrita que mata em nome de um deus condescendente e míope. Os filmes de Pasolini são povoados por figuras marginalizadas e contraditórias, que o visionário cineasta italiano sonhou em um mundo conturbado e no limiar da mudança. Um dos pensadores mais reverenciados do cinema, Pasolini também tinha suas contradições. O radical antifascismo se encontra com o catolicismo devoto, a rigidez da tradição se choca com o progresso da revolução sexual e política. As fortes tensões em ação em seus filmes desafiaram o status quo e o levaram aos limites da censura. O sagrado nos filmes de Pasolini pode ser encontrado onde menos se espera: atolado na lama e palpável às margens da vida social. Indecente, primordial, apaixonado e provocador.

Cultura, Pesquisa e Extensão Universitária

Esta ação cultural faz parte dos estudos e pesquisas do LabCine – Unisanta, que abordam o afeto nas narrativas imersivas presentes no cinema. Para expandir os saberes construídos no ciclo de cinema “Pasolini – Ano 100”, serão realizados debates dentro do formato do #Cinapse_Cast. Os conteúdos elaborados no programa estarão relacionados à pesquisa da cartografia do afeto no cinema em Santos, onde tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema, além de ser cenário para muitos filmes e produções audiovisuais, devido ao seu legado artístico, arquitetônico e sociopolítico na história brasileira. Para unir esses dados dentro de um mapa interativo, a Produtora Ricci Filmes está realizando, em parceria com o LabCine – Unisanta, o Mapa Cine Afetivo de Santos.

Mais informações sobre os filmes e ações do ciclo de cinema em www.unisanta.br/cineclube.

>> PROGRAMAÇÃO

* Início da sessão sempre às 15h

19/05 > Pasolini (FRA e ITA, 2014), de Abel Ferrara. (Dur.: 1h25)
Sinopse: Uma crônica dos últimos dias de vida do cineasta e escritor Pier Paolo Pasolini, cujo corpo foi encontrado na praia de Ostia na manhã do dia 3 de novembro de 1975. O filme acompanha as suas ideias para um filme não realizado, sua última entrevista polêmica, os textos provocadores contra a ordem estabelecida e a relação com os desejos homoafetivos.

 

26/05 > Accattone – Desajuste Social (ITA, 1961) (Dur.: 2h)
Sinopse: Os santos e os malditos. A Renascença dos proxenetas, poetas e trapaceiros. Uma obra de resistência, a estreia vívida de Pasolini é frequentemente citada como o último dos filmes neorrealistas italianos. Direcionando seu olhar à vida dos pobres na cidade, Accattone desenterra o sagrado no profano.

 

02/06 > O Evangelho Segundo São Mateus (ITA, 1964) (Dur.: 2h20)
Sinopse: Um olhar comovente sobre a vida de Cristo, com uma textura singular, do maior poeta-cineasta italiano. Vindo de um ateu-Marxista gay como Pier Paolo Pasolini, o tratamento radicalmente realista – ousamos dizer reverencial – da crença religiosa é surpreendente, tendo sido aclamado até pelo Vaticano!

 

09/06 > Édipo Rei (ITA, 1967) (Dur.: 1h45)
Sinopse: Após O Evangelho Segundo Mateus, Pasolini se inspira em outro texto clássico nesta interpretação pessoal da tragédia imortal de Sófocles. Indo do Marrocos a Bolonha para seu primeiro filme colorido, o diretor monta em três partes um épico extremamente ambicioso sobre os mitos na modernidade.

 

 

23/06 > Teorema (ITA, 1968) (Dur.: 1h40)
Sinopse: Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles convencendo-os da futilidade da existência e, após cumprir seu objetivo, parte em poucos dias.

 

30/06 > Pocilga (ITA, 1969) (Dur.: 1h40)
Sinopse: Uma fusão perturbadora do passado e presente, uma história surrealista de canibalismo e um golpe para a burguesia que ainda ressoa. Estrelado por Jean-Pierre Léaud e Pierre Clémenti, Pocilga é uma maravilha cult sobre a decadência moral vista por um dos grandes visionários do cinema, Pasolini.

 

 

SUA TURMA NO LANTERNA!
Se você não pode assistir ao filme às 15h, convide seus amigos para uma sessão extra no mesmo dia, às 19h. Mínimo de 10 pessoas e máximo de 40. Agendar pelo WhatsApp (13) 98230 4599.

>> NOSSOS CONTATOS E REDES SOCIAIS

 > WhatsApp: (13) 98230-4599

 > SITE: www.unisanta.br/cineclube

 > E-MAIL: cinelanternamagica@gmail.com

 > YOUTUBE: Cineclube Lanterna Mágica

 > INSTAGRAM: @cineclubelanternamágica

 > FACEBOOK:

www.facebook.com/cineclube.lanternamagica/

www.facebook.com/labcineunisanta/