A equipe de Natação da Unisanta participou de um dia de avaliações, promovido pelo Instituto Pierin, em conjunto com o Núcleo de Estudos de Fisioterapia Esportiva (NEFE) da Universidade Santa Cecília, no último sábado (7). O objetivo da atividade era identificar os pontos positivos e negativos de cada nadador, a fim de desenvolver um trabalho preventivo e melhorar a performance de cada um em competições.

“Quando os nadadores têm déficits na amplitude de movimento ou na flexibilidade muscular, a probabilidade de desenvolver lesões é maior, então conseguindo ter os parâmetros e montando os protocolos específicos e individualizados, a tendência é que eles consigam performar melhor, sem ter sobrecargas ou dores específicas”, explicou o fisioterapeuta do Instituto Pierin, da equipe de natação da Unisanta e responsável pela parceria, Jorge Luis Castro.

Para os alunos que compõem o NEFE, a atividade conta como um grande diferencial. “É uma ótima experiência. Como somos estudantes a caminho de se formar, ter um trabalho como esses é um diferencial comparado aos outros profissionais”, afirmou o presidente do NEFE, Gustavo Jaque. Os universitários também têm participado dos atendimentos diários, auxiliando nas avaliações e orientações de cada atleta.

“A gente treina muito, então as vezes temos dificuldades e a fisioterapia é muito importante para preservar o nosso corpo, saber se existe algum problema ou não e evitar problemas futuros”, comentou o nadador da Unisanta, Arthur Maia.

A Unisanta tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.