Ana Paula Aleixo, ex-aluna de Odontologia da Unisanta, acaba de voltar do exterior e visa ingressar na área hospitalar da profissão

1172

“Meu sonho, assim como o da minha mãe, desde criança, era ser dentista. Assim começou a contar sua história Ana Paula Aleixo de Carvalho, ex-aluna de Odontologia da Universidade Santa Cecília, que aos 24 anos de idade já acumula uma pós-graduação, experiências profissionais em consultórios odontológicos e dois anos vivendo no exterior.

Natural de Santos, Ana Paula Aleixo conta que escolheu a Unisanta para estudar a área profissional de seus sonhos, pois sabia que a “instituição estaria adequada, com professores de alto gabarito, e com local capacitado para receber estudantes”. Ainda sobre isso, a ex-aluna continua: “Sabíamos que seus equipamentos (da Unisanta) eram novos, com amplo espaço e sentíamos que eu seria bem recebida”.

Durante seus anos cursando Odontologia na Unisanta, Ana Paula comenta: “Tudo que eu vivi foi especial, portanto tudo valeu a pena”. Ela teve dificuldade em nomear apenas alguns eventos acadêmicos ou professores que marcaram sua trajetória na Unisanta, pois, segundo ela, “todos de alguma forma me chamaram a atenção e agregaram à minha vida acadêmica uma paixão”.

Ana Paula se formou cirurgiã-dentista em 2017, época que também marcou sua vida profissional de outra forma. Já nos últimos meses do ano, seu avô sofreu um infarto e ficou 77 dias em uma UTI. Durante suas folgas, a ex-aluna da Unisanta ia visitá-lo no hospital, e algo chamava sua atenção. “Percebi que, em todas as oportunidades, não havia mão de obra especializada para boca. Conversei com uns dos médicos de plantão e eu perguntei se poderia fazer a higienização bucal, porque meu avô já tinha sido entubado, extubado, usava prótese removível e não havia cuidados específicos dentro dessa UTI. ‘Faziam o que podiam’”, relata a cirurgiã-dentista.

Foi então que, nesse momento de necessidade, Ana Paula considerou uma área da Odontologia em que poderia se especializar. “Percebi a necessidade de haver o profissional especializado para que tais fatos não ocorressem mais. Pensei em outras pessoas acamadas fora de UTI, pacientes oncológicos, pós-cirúrgicos, pediatria, que se sentissem algum do tipo de dor, não poderiam ter alta para tal tratamento”, relata Ana Paula.

Depois dessa ocasião, a cirurgiã-dentista começou a pesquisar sobre o assunto e se inscreveu em um processo seletivo para pós-graduação em Odontologia Hospitalar, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, no qual foi aprovada.

Em 2018, Ana Paula concluiu sua pós-graduação. Um ano depois, decidiu se mudar para a Espanha, onde fez o Curso Avanzado de Lengua y Cultura/ Española, do Programa Español en Toledo, da Fundación General da Universidad de Castilla- La Mancha. Ao concluí-lo, a ex-aluna se tornou titulada em língua espanhola “DELE B2”.

Depois de dois anos no estrangeiro, Ana Paula Aleixo resolveu voltar ao Brasil. Atualmente, ela vive em Santos e trabalha na cidade, na Clínica Vital Dentales, sob a supervisão do Dr. André Lasse, e em São Vicente, sob a supervisão do Dr. Thiago Souza Cruz.

A ex-aluna de Odontologia conta que seu objetivo profissional atualmente é, além de trabalhar nos consultórios: “Estar dentro de um hospital para cuidar, principalmente nessa época de pandemia, pois certamente as UTIs e  pós-UTIs necessitam dessa especialidade”.

Por fim, a cirurgiã-dentista Ana Paula Aleixo deixa uma mensagem aos universitários, que estão começando suas carreiras na área. “Como todo começo, é difícil, mas no final vai valer a pena, desde que haja comprometimento, muitas horas de estudos e persistência”, concluiu a ex-aluna da Unisanta.