Gerenciador de Abastecimento de Água, TCC de Engenharia de Computação, está em exposição no InovFabLab

522

Formado no curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Jorge Elias Rodrigues Junior desenvolveu, enquanto era estudante, um Gerenciador de Abastecimento de Água que monitora o nível da caixa d’água para atender às necessidades de condomínios e prédios. O sistema foi criado com a orientação dos professores Luis Fernando Pompeo Ferrara (também coordenador do curso) e Sabrina de Cássia Martinez.

Aperfeiçoado ao longo do curso, o projeto evoluiu até ganhar a forma de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), produzido em parceria com os estudantes Matheus Marin e Diego Andreosi, também alunos de Engenharia de Computação. Recentemente o equipamento foi doado ao InovFabLab, laboratório de inovação da Universidade Santa Cecília, no qual estudantes, pesquisadores, educadores e inventores podem ampliar seus horizontes de ideação e colocar em prática todo o seu potencial de inovação e criação.

“O projeto consiste em um sistema de monitoramento de nível dos reservatórios de água (superior e cisterna), do estado da bomba d’água e das fases de alimentação (RST)”, resume Jorge, que explica que o sistema é composto de um quadro de comando, onde são feitas as ligações dos componentes elétricos, e de um painel de comunicação com o usuário, contendo todas as informações do sistema e podendo ser acessado através de qualquer navegador web.

Jorge, que hoje atua na empresa portuária e de logística Santos Brasil, destaca que a ideia surgiu em 2014, quando trabalhava em uma empresa que desenvolvia quadros de comando para esse tipo de sistema, mas com muito menos recursos. “O sistema convencional original ficava localizado no subsolo dos prédios, sem a possibilidade de monitoramento remoto. Não era possível, por exemplo, identificar o nível de água na caixa inferior (cisterna). Um eventual problema na boia, componente responsável pelo acionamento da bomba, só seria descoberto quando a água efetivamente acabasse, já que também não havia monitoramento de nível”, explica.

Morador de Guarujá, o ex-aluno reforça que a constante falta de água na cidade durante a alta temporada representou um estímulo extra ao desenvolvimento do projeto. “Sem o monitoramento do nível da caixa d’água, só se sabe que o reservatório está vazio quando ficamos sem água na torneira, gerando muitos transtornos. Com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, aliado a estudos extracurriculares, tive a ideia de modernizar o sistema convencional e integrar conceitos da indústria 4.0 para ter a possibilidade de monitoramento via web”, detalha o aluno, que apresentou a primeira versão do projeto no segundo semestre de 2016, como parte da disciplina “Computação Aplicada à Engenharia”.

Entre os principais benefícios do Gerenciador de Abastecimento de Água, segundo Jorge, está o monitoramento, em tempo real, do estado geral do sistema e do nível dos reservatórios, possibilitando ações preventivas antes que a água acabe. Há também alarmes para diversas situações, além de um alerta para o baixo nível de água. O sistema também é capaz de, por exemplo, desativar a bomba em caso de desabastecimento (evitando, assim, a entrada de ar no sistema) e, caso algum componente apresente defeito e a bomba permaneça ligada, de gerar um alarme de transbordamento para evitar desperdícios.

Questionado sobre a motivação que levou o grupo a doar o projeto à instituição, o agora ex-aluno, em nome da equipe, enfatiza que a ideia foi a de justamente proporcionar aos demais estudantes a visualização prática de vários conceitos teóricos estudados em diferentes disciplinas. “As aplicações práticas sempre me trouxeram maior entendimento do conteúdo teórico, além de me motivarem a aprofundar no assunto”, finaliza Jorge, que, ao longo do segundo semestre do ano passado, desenvolveu também um Verificador Automatizado de Temperatura Corporal.

Fonte: https://engenharia.unisanta.br/computacao/noticias/gerenciador-de-abastecimento-de-agua-tcc-do-curso-de-engenharia-de-computacao-esta-em-exposicao-no-inovfablab/