Eduardo Rajabally, professor de Jornalismo da Unisanta, lança filme neste domingo (28) na GloboNews

563

O documentarista, diretor de séries para TV, roteirista, jornalista e professor de jornalismo da Universidade Santa Cecília, Eduardo Rajabally, terá mais um filme de sua autoria lançado no próximo domingo (28), no canal GloboNews, às 23h.

“Um Presente à Prova de Futuro”, além de dirigido pelo docente da Unisanta, foi criado e teve o texto escrito por Eduardo em parceria com Sylvio Rocha, da produtora independente Tocha Filmes, que produz o longa em conjunto com a Globo Filmes.

O documentário tem como tema central a Economia Circular, que já é diretriz econômica e Lei na Europa. Filmado no Brasil e na Holanda (país onde o modelo circular de economia foi criado), o enredo traz uma análise desse conceito, em que o lixo é um “erro de design”, ou seja, algo que foi criado pelo homem e que não existe na natureza, e viabiliza uma comparação entre este modelo e o modelo econômico linear (exploração, produção, consumo e descarte), vigente no Brasil e em grande parte do mundo.

Nessa investigação sobre o modelo econômico circular, o filme acompanha a rotina da Família Kraan, que reside em Utrecht, na Holanda e que tem um estilo de vida já enraizado nos ideais desse conceito, que reavalia a lógica mercado, consumo e descarte. Além disso, o documentário, com a notável narração do músico Lenine, visita fábricas, designers, empreendedores e observa como novos processos estão revolucionando os costumes em muitos lugares.

Além de “Um Presente à Prova de Futuro”, há vários outros documentários amplamente reconhecidos, entre eles estão “Para Gostar de Ler”, em 2017, e “Amazônia Desconhecida”, em 2012. O docente da Unisanta também já dirigiu séries e programas de TV, prestando serviço para diversos canais e emissoras.

Ficha técnica:

Direção: Eduardo Rajabally
Distribuição: Elo Company
Produção: Tocha Filmes
Coprodução: Globo Filmes, GloboNews
Roteiro: Gui Stockler
Criação e Desenvolvimento: Sylvio Rocha, Eduardo Rajabally
Produção: Sylvio Rocha
Narração: Lenine
Produção Executiva: Sylvio Rocha, Fábio Glingani
Coordenação de Conteúdo: Beatriz Luz
Coordenação de Produção: Gabriela Fongaro Leite
Texto: Gui Stockler, Eduardo Rajabally
Direção de Fotografia: Dado Carlin
Montagem: Paulo Taman
Música Original: Maestro Petreca
Assistência de Direção: Gustavo Morais
Produção Holanda: Letícia Loureiro, Marcelo Faro
Direção de Arte Estúdio: Letícia Loureiro
Arte Gráfica: Daniel Varella
Som Direto: Miqueias Motta
Assistente de Fotografia: Patrick Paes
Assistente de Montagem: Breno dos Santos
Finalização: Giba Yamashiro