O aluno do último ano da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Luiz Pereira Junior, é o atual analista de testes na CPM Braxis Capgemini, desde janeiro de 2011. A empresa é uma das maiores companhias globais de serviços de Tecnologia de Informação (TI) e atende duzentas das grandes organizações brasileiras e diversas multinacionais, além de possuir mais de seis mil funcionários, operando na América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa.

Pereira Júnior já esteve envolvido em projetos nacionais e internacionais, incluindo uma aplicação para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com a qual colabora atualmente. “O objetivo do meu trabalho é garantir a qualidade final do sistema e, para isso, realizo diversos tipos de testes, como testes estruturais (através do qual avalio todos os fluxos lógicos do sistema) e testes funcionais (de funções, erros de interface, acesso a banco de dados, etc.)”, explica.

O analista também é responsável pelo desenvolvimento de funções na linguagem utilizada para automatizar os testes. “Através de uma sequência de funções, é percorrido todo um cenário de teste – o chamado teste de regressão -, que é executado depois que o sistema já passou pelos testes manuais e já está em vigor”.

Assim que terminar a faculdade de Engenharia de Computação, o aluno revela que pretende ingressar em um curso de pós-graduação na área de Gestão de Projetos (PMI) e realizar um intercâmbio para aperfeiçoar o inglês.

Fonte – Site de Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica.