A partir do dia 1º de julho, Alexandre estará à frente do jornalismo da TV Tribuna, do Jornal A Tribuna, do G1, Globo Esporte.com, do Rádio Tri F.M., a Tribuna.com.br., Gshow, entre outros.

“Gosto de contar histórias, estar próximo à comunidade, saber o que está acontecendo ao meu redor e, principalmente, do compromisso de informar a população e aos poucos ‘plantar as sementes’ que fazem do mundo um lugar melhor”, assim afirmou Alexandre Lopes, jornalista que é graduado pela Universidade Santa Cecília e ocupa atualmente o cargo de editor-chefe do Grupo Tribuna.

Nascido em Santos, Alexandre Lopes comentou que a escolha do Jornalismo como área profissional ocorreu naturalmente e ainda explicou a escolha da Unisanta como instituição de ensino superior: “Na época, foi a universidade que mais me chamou a atenção, por ter uma boa estrutura de televisão e uma tradição”.

Durante sua vida acadêmica na Universidade Santa Cecília, Alexandre Lopes se lembra com carinho de professores como Eduardo Cavalcanti, André Rittes e Lídia Maria de Mello. Ele também se recorda da experiência marcante de participar das coberturas jornalísticas dos Jogos da Unisanta. “Uma experiência muito bacana”, comentou.

Além disso, Lopes destaca especialmente um prêmio muito importante que recebeu da faculdade. Em seu último ano, ele foi eleito o aluno com melhor desempenho acadêmico no curso de Jornalismo e premiado com uma bolsa de estudo e um certificado de Honra ao Mérito. “Me ajudou demais na época, pois tinha um pouco de dificuldade em pagar as mensalidades”, ressaltou o jornalista sobre o prêmio de desempenho.

Algo que chama a atenção na carreira de Alexandre Lopes é sua longa permanência em uma empresa, na qual foi galgando posições. Ele entrou no Grupo Tribuna em 2007, ainda no terceiro ano de faculdade. Seu primeiro cargo foi no tradicional jornal A Tribuna. “Comecei como estagiário no jornal impresso, onde escrevia matérias de Ciência e Tecnologia e também trabalhava no site”, ressaltou o jornalista.

Em 2008, ano em que se formou na Unisanta, Alexandre Lopes recebeu e aceitou uma proposta de trabalho na TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista. Sobre a oportunidade, Lopes comenta: “Surgiu por acaso, pois não conhecia ninguém na TV. Estava no jornal e me indicaram para o Eduardo Silva, meu mentor aqui dentro. Sem me conhecer, ele me contratou”.

De lá pra cá, Alexandre Lopes cumpriu, no Grupo Tribuna, as funções de estagiário, produtor, editor, repórter, coordenador, coordenador web, gerente de web jornalismo e editor-chefe.

Atualmente com 33 anos de idade, o ex-aluno da Unisanta tem no currículo experiências e feitos notáveis no Jornalismo. Ele participou de vários eventos e coberturas no Brasil e no mundo, como: a Copa do Mundo de Futebol 2010; a Final da Copa Libertadores, no Uruguai; a transferência de Neymar para o F.C. Barcelona, ocasião em que foi à Espanha para fazer a cobertura; a vinda de Edin Dzeko, astro da Bósnia e Hezergovina, para Guarujá, onde a seleção de seu país ficou hospedada durante a Copa do Mundo de Futebol 2014; entre outras experiências profissionais que levaram o ex-aluno da Unisanta para lugares distantes, como o Polo Norte, a Finlândia, etc.

Alexandre Lopes ainda destaca no seu currículo a implantação do G1 e do Globo Esporte na Baixada Santista, que comandou em 2012. “Em dois anos tornamos o G1 a principal praça de Internet da Globo no país. Isso foi um marco na minha carreira, pois comecei a dar oportunidades de emprego para muitas pessoas, e até hoje continuamos sendo uma referência”, destacou orgulhosamente o jornalista.

Além disso, Lopes anunciou que passará a ocupar outro cargo ainda neste ano. “A partir do dia 1º de julho, estou assumindo a direção de conteúdo da empresa, que é um cargo novo. Vou coordenar todo o jornalismo da TV Tribuna, do Jornal A Tribuna, do G1, Globo Esporte.com, do Rádio Tri F.M., a Tribuna.com.br., Gshow, entre outros” , detalhou.

Sobre sua rotina atual como editor-chefe, Lopes destaca que tem um cronograma diário agitado: “Entro no trabalho às 7h da manhã e não tenho hora para sair, às vezes 20h, 21h. Ainda mais agora que estou acumulando também o fechamento do impresso. Então, eu chego, tenho que ler todos os jornais, durante o dia, faço reuniões de pauta com o G1 e à noite faço o fechamento de página com o editor-executivo do jornal A Tribuna”.

O ex-aluno da Unisanta ainda destacou que o jornalismo televisivo passa por um momento de transição com a ascensão dos serviços de streaming, que trabalham com conteúdos por demanda. Para isso, Lopes ressalta: “Uma das formas que encontramos para resolver esta questão é pensando principalmente no jornalismo comunitário, as pessoas se vendo na televisão. Esse é o grande diferencial que temos. Cada vez mais, nos aproximarmos da comunidade para que a comunidade se veja na telinha, sendo assim mantidos os nossos telespectadores”.

O jornalista santista se diz muito grato por todas as oportunidades que teve na vida e por todas as pessoas boas com quem convive ou conviveu. “Com 33 anos eu alcancei muitos objetivos com suor, trabalho, mas principalmente com ajuda da minha equipe, que é extremamente competente”, destacou ele, que ainda revelou seu principal objetivo profissional atualmente: “Fazer um bom trabalho, ético, íntegro, para que consigamos deixar um legado no jornalismo da Baixada Santista. Além disso, quero, cada vez mais, ser um melhor gestor e dar mais oportunidades às pessoas, porque acho que o grande barato da profissão é esse”.

Por fim, o jornalista Alexandre Lopes, ex-aluno da Unisanta e futuro Diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, deixou uma mensagem aos universitários de sua área: “Os futuros jornalistas devem pensar, já quando entram na faculdade, que eles têm que ser multiplataforma. Não adianta entrar na faculdade dizendo que quer fazer apenas um tipo de trabalho. Tem que saber fazer de tudo. Hoje buscamos pessoas que tenham conhecimento em fotografia, que saibam editar, filmar, que tenham um bom texto, que fiquem bem no vídeo, etc.”.