Docentes e alunos de mestrado e graduação da Unisanta apresentam trabalhos do IV Simpósio de Engenharia Ferroviária

111

A Universidade Santa Cecília – Unisanta está entre as instituições realizadoras do IV Simpósio de Engenharia Ferroviária, que reúne mais de 500 participantes do Brasil e palestrantes nacionais e internacionais. O evento é realizado de forma on-line, nesta quarta (18) e quinta (19), pela plataforma Even 3.

Docente do curso de mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta, o Prof. Dr. Felipe Bertelli integra a comissão organizadora do congresso. Além dele, o coordenador do mestrado, Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Junior, e alunos do mestrado e da graduação em Engenharia Química também estão participando do evento, que nasceu da iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária.

Na oportunidade, Moraes Junior, Bertelli e os estudantes apresentaram um projeto desenvolvido na Unisanta que tem por objetivo criar um método de avaliação da eficiência de drenos para vagões de carga de minério nas estradas de Ferro Carajás e Vitória-Minas. O projeto conta com um suporte financeiro para bolsas estudantis de mestrado e iniciação científica pela empresa VALE S.A.

De acordo com a organização do congresso, “desde o início, a proposta foi que esse encontro tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensada como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário”.

Desde 1977, o diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta Eng. Antonio de Salles Penteado estabeleceu na grade do curso de Engenharia Civil a disciplina de Portos e Ferrovias, por sua importância para a Baixada Santista e o Brasil.

Mais informações sobre o evento, no site: https://www.simposio-ferroviario.com.br/