Desenvolvido pelos ex-alunos Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Daniel Zanutto, Walter Tadeu Martins Filho, Bruno Raphael de Souza e Rafael Leal, o projeto ZBraille foi tema do episódio 5 do “Conexão Maker”, exibido pelo canal Futura, do Grupo Globo de Comunicação. Conduzido por Gabi Agustini e já em sua segunda temporada, o programa é voltado para projetos e iniciativas experimentais ligadas ao universo da tecnologia.

Apresentado como trabalho de conclusão de curso por Daniel, Walter e Bruno, a ZBraille é uma impressora de baixo custo que faz uso do Braille, sistema de leitura tátil utilizado por pessoas com deficiência visual, para a produção de materiais em relevo.

A ideia do projeto surgiu quando os engenheiros então estudantes se depararam com as dificuldades enfrentadas por uma funcionária da própria universidade, mãe de um aluno com deficiência visual, durante o seu processo de alfabetização.

“Nosso apelo foi justamente levar material para a pessoa que está aprendendo”, explica Daniel no episódio. “A ZBraille veio justamente para permitir que essas pessoas pudessem deter material e aprender, não ficando restritas a improvisações”, completa Bruno.

O baixo custo associado à iniciativa, que pode torná-la acessível a escolas públicas e estudantes com deficiência visual de baixa renda, é apontado por Walter como o ponto-chave do projeto: “Uma impressora Braille custa cerca de 2 mil dólares. Conseguimos fazer uma com um décimo desse valor”.

Exibido no último dia 13/05, o episódio completo, que possui 26 minutos de duração e no qual os ex-alunos de Engenharia de Computação da Unisanta mergulham no desafio de, com a ajuda de um mentor e de dois colaboradores com deficiência visual, aperfeiçoarem o projeto, pode ser assistido em https://globoplay.globo.com/v/9512079/

Outros detalhes sobre o projeto ZBraille podem ser encontrados na página da iniciativa, mantida pelo InovFabLab Clique aqui para conhecer.

FONTE: https://engenharia.unisanta.br/computacao