Unisanta retoma algumas atividades práticas da Faculdade de Odontologia nesta sexta (14)

607

Clínica está pronta para o retorno gradual de atendimento a pacientes a partir de 31/8

Parte das aulas práticas da Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) serão retomadas nesta sexta-feira (14), conforme autorizado pelo Decreto Estadual nº 65.061. A retomada gradual e escalonada de algumas atividades, amplamente contemplada no Protocolo de Segurança Sanitária da Unisanta, está de acordo com o estabelecido na legislação e nas orientações das autoridades de saúde.

Aulas práticas, como as de escultura, laboratório de prótese fixa, periodontia, pediatria, dentística, endodontia, estão entre as disciplinas que serão realizadas de forma presencial. As demais aulas permanecem remotas.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Unisanta, Rosangela Aló Maluza Florez, “os alunos estão voltando gradativamente, a princípio no laboratório multidisciplinar, sem paciente, divididos em turmas, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre eles”.

Clínica está pronta  – Para preservar a saúde da comunidade acadêmica e também dos pacientes, a Clínica de Odontologia ganhou divisórias em vidro, instaladas acima das que já existiam em granito, além de armários para uso pessoal do aluno. “Estamos seguindo todas as normas de biossegurança exigidas pela Anvisa e pela ABENO, desde álcool 70%, termômetro digital, tapete sanitizante, oxímetro, distanciamento, EPIs completos, com acréscimo do pijama cirúrgico, protetor facial, sapato cirúrgico, máscara N95 ou PFF II”, afirmou a coordenadora.

Rosângela completa ainda que os atendimentos a pacientes serão retomados gradativamente, na Clínica a partir do dia 31/08, pelos alunos do último ano. “Atenderemos os pacientes que já estavam em tratamento, além de urgências e emergências”, finaliza.

Atividades práticas dos Cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Fisioterapia também tiveram retorno gradual e escalonado

Desde o início da pandemia, os professores, diretores, funcionários e alunos se reinventaram, criando estratégias e aprimorando técnicas para garantir o cumprimento do calendário letivo de forma integral e assegurar, assim, a excelência e qualidade de ensino que acompanham a Universidade Santa Cecília ao longo de seus 60 anos de existência.

Neste período de afastamento social obrigatório, ao mesmo tempo que a Universidade buscou inspiração em diversos estudos, documentos e iniciativas adotadas pelas principais instituições nacionais e internacionais de ensino, foi criado um Comitê de Contingenciamento do Complexo Educacional Santa Cecília para preservar a saúde de toda a comunidade acadêmica, observando as normas governamentais e seguindo as orientações das autoridades de saúde, sem prejuízo às melhores práticas e métodos de aprendizagem.

Além da Faculdade Clínica de Fisioterapia já acontece de forma gradativa.de Odontologia, algumas atividades práticas dos Cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Fisioterapia também tiveram retorno gradual e escalonado. A retomada da

Para a Diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Teixeira, é preciso ter cautela, responsabilidade e segurança. “Temos uma comissão especializada que realizou minuciosamente um planejamento para dar continuidade às aulas de todos os cursos, de forma que os alunos se sintam seguros e acolhidos ao voltar para a universidade”.

Segundo a Diretora, a retomada começou pelos cursos da Área de Saúde seguindo todos os protocolos sanitários e adotando medidas preventivas em todos os espaços, desde a entrada da universidade, salas de aulas, bibliotecas, clínicas de atendimentos, laboratórios, entre outros.

“A grade horária das aulas práticas dos cursos de saúde respeitará a capacidade máxima permitida de alunos por laboratório ou clínica, sempre obedecendo às regras de distanciamento social e uso de máscara em tempo integral de permanência na instituição”, completou.