Unisanta promove o III Simpósio de Fisioterapia e Farmacologia em Doenças Neuromusculares, de segunda (14/09) a quarta-feira (16/09)

375

A Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica (LAFN) da Universidade Santa Cecília realiza, no período noturno da segunda (14/09), terça (15/09) e quarta-feira (16/09), o III Simpósio de Fisioterapia e Farmacologia em Doenças Neuromusculares. O link para a inscrição está na bio do perfil: @fisioneurofuncional_, no Instagram.

Este evento anual, que reúne fisioterapeutas conceituados, tem o apoio da Associação Brasileira de Facio-Escápulo- Umeral (ABRAFEU), da Aliança Distrofia Brasil (ADB) e da Associação Carioca de Distrofia Muscular (ACADIM).

Programação

Segunda-feira (14/09)
19h30: “Abordagem fisioterápica nas distrofias musculares em adultos: enfoque sobre a distrofia miotônica”
Com a Dra. Renata Banjai, mestre e doutora em Fisioterapia, especialista em Fisioterapia Neurofuncional, professora do curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília e dos cursos de Fisioterapia e Medicina da Unaerp
20h: “Novos caminhos de Facio-Escápulo- Umeral, hoje e amanhã!”
Com Fabio Figueiredo, fundador e Presidente da ABRAFEU, uma associação que completa um ano de existência e que veio para trazer informações e prestar assistências aos portadores de Distrofia Muscular Facio- Escápulo- Umeral.

Terça-feira (15/09)
19h30: “Atuação do Fisioterapeuta Respiratório, em tempos de novas drogas e o desafio da VNI, nos pacientes com AME”
Com a Fisioterapeuta Respiratória, especialista em Doenças Neuromusculares pela Unifesp, Dra. Simone Andrade, que é membro do comitê científico do Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal (INAME) e da Associação Pró- Cura da ELA (Esclerose lateral amiotrófica). Simone é também fisioterapeuta voluntária da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM) e da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrofica (ABrELA), além de professora do curso de especialização em Doenças Neuromusculares da Unifesp.
20h: “Perfil motor de pacientes com AME (atrofia muscular espinhal) pós-terapia medicamentosa: novos fenótipos”
Com a Dra. Cristina Iwabe, fisioterapeuta formada pela USP, especialista em Fisioterapia aplicada à Neurologia Infantil pela Unicamp, pós-doutora em Neurologia e pesquisadora colaboradora do setor de doenças Neuromusculares, também da Universidade Estadual de Campinas. Cristina é fisioterapeuta e sócia proprietária do Neren/Campinas-SP, além de instrutora nível 1 do método Therapy Taping ®, referência brasileira para capacitação da escala MFM (escala medida da função motora, instrumento de avaliação em doenças neuromusculares) no Brasil, capacitada nos métodos neuroevolutivo, Kabat (técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva) e integração sensorial.

Quarta-feira (16/09)
19h30: “Síndrome do Bebê Hipotônico”
Com a Dra. Maria Valeriana Leme, professora titular de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, docente associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Maria é também membro da International Pediatric Stroke Study (IPSS)- Toronto, no Canadá, e coordenadora do grupo CNPq de pesquisas sobre anormalidades neurovasculares na infância e adolescência.
20h: “DMD- Urgências e principais erros de abordagem”
Com a Dra. Ana Lucia Langer, formada pela Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp) e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (desde 1984). Ana Lucia foi Diretora Clínica da Associação Brasileira de Distrofia Muscular entre 2005 e 2014, período em que também atuou como médica assistente e coordenadora da área clínica do Centro de Estudos do Genoma Humano. É fundadora do grupo de pais de pacientes com distrofia muscular, atual Associação Paulista de Distrofia Muscular, onde exerce o cargo de Presidente desde 2016, e membro do Conselho Consultivo da Aliança Distrofia Brasil.
20h30: “Importância da Fisioterapia Aquática para os pacientes com DMD (distrofia muscular de Duchenne)”
Com a Fisioterapeuta especializada em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil pelo Hospital de Clínicas da Unicamp, Dra. Vivian Vargas. Ela é mestre em Ciências pela USP, proprietária da Clínica Fisioterapia Neurofuncional Santos/SP, docente do curso de Fisioterapia e coordenadora da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica (LAFN) da Unisanta.