O Curso de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social e a Liga de Gerontologia da Universidade Santa Cecília (LigSanta) promovem, de 25 a 27 de agosto, a 2ª Jornada de Gerontologia da LigSanta. Serão realizadas mesas redondas, cursos e palestras com profissionais de diversas áreas. As inscrições para o evento podem ser feitas de 22 a 25 de agosto, no térreo do Bloco E, das 12 às 20 horas. Maiores de 60 anos têm entrada gratuita.

Programação – As atividades acontecerão no Auditório do Bloco E. O evento tem início no dia 25, das 13 às 17h30, com a apresentação de temas livres, relacionados a: Casas de Longa Permanência, Envelhecimento Saudável e Aspectos Biológicos do Envelhecimento. Das 18h30 às 19 horas, serão realizadas as inscrições e a entrega de materiais.

A abertura solene está marcada para às 19 horas, com homenagem aos alunos da LigSanta e o pronunciamento da sra. Maria Eliete Almeida, do Grupo Pão de Açúcar.

Às 20 horas, ocorrerá a mesa redonda Gerontologia: a experiência do envelhecimento no Brasil e a sistematização do conhecimento. Uma nova profissão?. O coordenador do curso de Tecnologia em Gerontologia da UNISANTA, Prof. Ms. Carlos Alberto Moraes será o mediador.

Serão debatedores: a mestre em Gerontologia e professora do departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP, profa. dra. Yeda Aparecida de Oliveira Duarte; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduados em Gerontologia, nível mestrado da PUC/SP, profa. dra. Suzana Rocha Medeiros.

Desafios da Longevidade: aspectos antropológicos é o tema abordado às 21h45, pela profa. dra. Maria Helena Villas Boas Concone, do Programa de Pós-Graduados em Gerontologia, Nível mestrado, e do Programa de Pós-Graduados em Ciências Sociais, Nível Doutorado, da PUC/SP.

No dia 26/08, das 13h às 18h10, será realizado o II Curso de Introdução à Gerontologia da LigSanta, obrigatório para os aspirantes a membros da LigSanta.

No dia 26, no período da tarde, serão realizadas as seguintes palestras: Gerontologia e a Modernidade, às 13h30, com o prof. Carlos Alberto Moraes; Aspectos sócio-culturais e o envelhecimento, às 14h10, pela profa. da UNISANTA Adylles C. Branco; e Aspectos biológicos do envelhecimento saudável, pelo prof. Daniel Siqueroli, também da UNISANTA.

Às 16 horas, será abordado pelos professores da UNISANTA os temas, Envelhecimento e doenças osteomusculares, pelo prof. Ricardo Michelli; Envelhecimento e Comorbidades, pela profa. Eliane Pereira; e Envelhecimento e Distúrbios Comportamentais, pela profa. Chiou Ruey Ling.

Das 19 às 22h30, o prof. ms. Carlos Alberto Moraes coordenará a mesa redonda Multidisciplinariedade e complexidades em Gerontologia. Entre as palestras que fazem parte do debate estão: Relação cuidadores parentes x cuidadores profissionais: visão da assistência social, a cargo da assistente social e mestre em Gerontologia, Ana Paula Roland Rocha Medeiros.

Às 19h20, a bióloga, mestre em Gerontologia Social e pós-graduanda em Psicogerontologia, Marisa Feriancic, falará sobre Psicossomatismo no processo do envelhecimento. Em seguida, às 19h40, o mestre em Gestão de Negócios pela Uninove, Walter Carvalho, abordará a Cidadania e Ética em Gerontologia.

Vaidade, corpo e cultura será o tema exposto pelo médico-cirurgião Ricardo Gonçalves, que também é especialista em Medicina Estética pela John Kennedy University, em Paris, França. Às 20h50, a enfermeira e mestre em Gerontologia pela PUC/SP, Gylse Cruz, falará sobre Sexualidade x HIV/Aids.

Terminando os debates, a doutorando em Ciências Sociais pela PUC/SP e mestre em Gerontologia, a psicóloga Chiou Ruey Ling, abordará o tema Finitude e Morte. Na seqüência, o prof. ms. Carlos Alberto Moraes fala sobre Qualidade de vida em Gerontologia.

O encerramento do evento será às 22h15. São patrocinadores do evento o Banco Itaú, a Associação Cultural e Educativa Megatown, a Locadora Vídeo Seven, o Grupo Pão de Açúcar-Loja Epitácio Pessoa, Sky Gráfica e a Revista VIV. Informações pelo e-mail ca_moraes@unisanta.br.

LigSanta – No dia 27, às 8 horas, haverá uma reunião para esclarecimentos sobre o estatuto da Liga de Gerontologia da UNISANTA (LigSanta). Às 10 horas, os interessados farão exame para admissão a membro da Liga.

A LigSanta é a primeira liga de Geronto-Geriatria da Baixada Santista, que estuda o processo de envelhecimento e a velhice sob todos os aspectos. Integram o núcleo, profissionais de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e de áreas ligadas à terceira idade, além de universitários.

O projeto é coordenado pelo fisioterapeuta e mestre em Gerontologia, Carlos Alberto Moraes, responsável pela disciplina de Gerontologia e Geriatria no Curso de Fisioterapia e coordenador do Curso de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social.

Entre os objetivos estão o fornecimento de conhecimento teórico-prático por meio de palestras e seminários ministrados por especialistas; orientação no desenvolvimento de atividades comunitárias como campanhas preventivas que levem informação, conscientização e assistência aos cidadãos.