A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) abrirá um curso de Apoio e Enriquecimento Cultural para a terceira idade, na área de Gerontologia. A carga horária será de 280 horas, divididas em 78 encontros, sempre às terças e quartas, das 14h às 17h30. A aula inaugural será no dia 25 de março e o final do curso está previsto para o dia 27 de fevereiro de 2009. O público-alvo é constituído por pessoas acima de 50 anos, mas os demais interessados também podem participar.
O corpo docente será formado pelo Prof. Carlos Alberto Moraes, coordenador do curso, Profa. Cristina Maria Simão de Camargo de Almeida, Profa. Nelma Avelina Beneti e Profa. Flavia Yara Barbosa.
Para o Prof. Moraes, o curso é diferenciado pelo fato de trabalhar com quatro pontos estratégicos. "Trabalharemos quatro importantes aspectos: Direitos Humanos, Biológico, Social e Espiritual”.
Quanto aos Direitos Humanos, o objetivo será estimular e capacitar o idoso ao constante desenvolvimento pessoal. Na área Biológica, informações para prevenção e manutenção da saúde. Sob o ponto de vista Social, será trabalhada a cultura, a ética, a política, a imagem, o lazer e o turismo. Em Aspectos Espirituais, serão desenvolvidas técnicas para o bem-estar pessoal dos alunos.
Ainda de acordo com o Prof. Moraes, os temas serão construídos durante o curso, sendo formatados por meio das demandas do grupo de alunos. “Traremos sempre temas atuais baseados em evidências, como o estatuto do idoso, por exemplo.”, explicou o coordenador.
Segundo Prof. Moraes, o nome do curso não contém a palavra “apoio” por acaso. “Além das aulas semanais, os idosos contarão com atendimentos individualizados ou em grupos, sempre agendados comigo, às terças feiras.” O coordenador explicou ser nessa parte que entra o lado social do curso. “Serão feitas triagens e encaminhamentos para os demais serviços da UNISANTA. Encaminharemos os idosos, se necessário, para o Consultório Farmacêutico, para o Núcleo de Atendimento a Saúde Funcional da Mulher, entre outros, por exemplo.” completou.
Inscrições e outras informações na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNISANTA, Rua Cesário Mota, 24, ou pelos telefones (13) 3202-7104, (13) 3202-7114, ou PABX (13) 3202-7100, ramal 149, e também pelo e-mail: posgraduacao@unisanta.br.