As Desordens Temporomandibulares – desajuste no encaixe entre a mandíbula e o crânio, que desencadeia uma gama de problemas clínicos articulares e musculares na região da cabeça e pescoço – são o tema central do I Encontro Internacional Multidisciplinar em DTMs, a ser realizado pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) dias 7 e 8 do próximo mês, com palestrantes renomados do País e exterior.

Serão apresentadas no evento as mais recentes pesquisas científicas sobre as desordens temporomandibulares, com uma abordagem multidisciplinar, envolvendo as áreas de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. O Encontro é dirigido aos profissionais e universitários dessas áreas.

Além das palestras, haverá apresentação de casos clínicos e trabalhos científicos. A proposta é mostrar aos participantes os resultados altamente satisfatórios alcançados por meio do tratamento multidisciplinar das DTMs, comenta a coordenadora do evento e do Curso de Aperfeiçoamento de Pós-Graduação em DTMs da UNISANTA, professora Heloisa Helena Carvalho Alves.

Clínica Multidisciplinar – Desde junho do ano passado, a Clínica Multidisciplinar da UNISANTA presta atendimento gratuito às pessoas portadoras de DTMs, por intermédio de profissionais das áreas de Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia e Psicologia, integrantes do curso de Aperfeiçoamento de Pós-Graduação da Instituição.

De acordo com a professora Heloísa, em poucos meses, o Projeto multidisciplinar trouxe a evolução dos quadros clínicos dos pacientes, sendo que alguns deles sofriam durante anos. Os sintomas das Desordens Temporomandibulares desaparecem gradativamente, à medida que são tratados não como uma doença isolada, mas como conseqüências de um conjunto de fatores físicos, psico e social, principalmente com grande envolvimento emocional.

Intercâmbio – Os excelentes resultados obtidos no Curso de Aperfeiçoamento de Pós-Graduação da UNISANTA em DTMs tiveram repercussão internacional, o que despertou o interesse de instituições e profissionais de outros países.

Atualmente, a Dra. Mirna de La Torre, da Universidade Autônoma Nacional do México, participa do Curso de Aperfeiçoamento da UNISANTA, que firmou convênio com aquela universidade mexicana visando o intercâmbio científico entre os dois países na área de DTM.

Programação

Dia 7/04, das 14h às 18h, o professor de Pós-Graduação da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Dr. Fernando Angeles Medina, abordará o tema Refleximetro e sua importância na visão multidisciplinar das Desordens Temporomandibulares. Medina é doutor em Ciências Odontológicas e Chefe da Divisão de Estudos da Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Odontologia da UNAM.

Dia 08/04, das 9h às 10h30, o tema será Desordem Temporomandibular: Aspecto na Odontologia, com o prof. Dr. Emílio Carlos Zanatta, doutor em Materiais Dentários pela USP e professor de Oclusão na Especialidade de Ortodontia da UNISANTA e ACD Santos e São Vicente.

Das 11h às 12h30, será abordado Desordem Temporomandibular: Aspecto na Psicologia, com a psicóloga e psicanalista profª. Zuleika Fátima Vitoriano Olivan. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Conselheira/Coordenadora da subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira do Conselho Regional de Psicologia/SP.

As atividades prosseguem das 14h30 às 16h, com o tema Desordem Temporomandibular: Aspecto na Fonoaudiologia, a cargo da fonoaudióloga profª. Laura Davison Mangilli. A palestrante tem Aperfeiçoamento em Motricidade Oral pela Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, além de ser especialista em Motricidade Oral e Oncologia pelo Hospital do Câncer. Atua como professora assistente da professora Dra. Esther Bianchini no setor de ATM, Cirurgia Ortognática e Traumas da Face no Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC).

Das 16h30 às 18h, será apresentado o tema Desordem Temporomandibular: Aspecto na Fisioterapia, com a Profª Jecilene Rosana Costa, doutoranda em Ciências da Saúde Otorrinolaringologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e professora da disciplina de Cinesiologia I e II, Semiologia e Propedêutica na Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3202-7100, ramal 210 ou 3202-7114 e também pelo site www.unisanta.br/atm