Monique Ferreira e Eduardo Fischer serão os primeiro nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) a competir no 8o. Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta (25 metros), em Xangai, na República Popular da China. A competição será realizada entre os dias 5 e 9 de abril. A delegação brasileira segue viagem nesta quinta-feira (30/03), em vôo marcado para as 22h10. Os atletas farão escala em Frankfurt, na Alemanha, antes de seguirem para a China.
No dia 5 de abril, Eduardo Fischer participará da prova dos 100 metros nado de peito, enquanto Monique Ferreira competirá no revezamento 4×200 metros livres. A competição de natação será realizada no Qi Zhong Stadium. As disputas terão eliminatórias, às 9h30 (horário local), e finais, às 19 horas (horário local). O fuso horário determina 11 horas a mais em relação ao horário de Brasília.
Conrado Chede, o terceiro representante da UNISANTA em Xangai, só atuará no terceiro dia, dia 7 de abril, na prova dos 400 livres. Monique Ferreira compete na versão feminina da prova, neste mesmo dia.
No dia seguinte, Eduardo Fischer participará dos 50 metros estilo peito. E fechando a participação dos atletas da UNISANTA, no quinto e último dia, 9 de abril, Corado Fischer compete nos 1500 livres, enquanto Eduardo Fischer compõe a equipe brasileira do 4×100 quatro estilos.
A expectativa é de que os atletas brasileiros enfrentem temperaturas baixas em Xagai, já que a temperatura média nesta época do ano gira entre oito (mínima) e 17 (máxima) graus. A delegação ficará hospedada no Everbright International Hotel, na Cao Bao Road, em Xangai.
“Tenho buscado aprimorar minha condição para conseguir bons resultados em Xangai”, afirma a atleta, que, desde 2000, figura entre os maiores nomes da natação brasileira. Em 2003, ela estabeleceu a significativa marca de cinco índices para os Jogos Pan-Americanos, inclusive nos 100 metros nado livre, prova que habitualmente não disputa.
Conrado Chede, revelação nacional nas provas de fundo, e Eduardo Fischer, atleta brasileiro em atividade com o maior número de medalhas em Copas do Mundo (26), seguem treinando em seus respectivos Estados de origem, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Segundo a Federação Internacional de Natação (FINA), este será o mais concorrido Campeonato Mundial em 25 metros, com 128 nações inscritas. O crescimento das competições em 25 metros se verifica a cada edição do Mundial da FINA. O recorde anterior aconteceu em Indianápolis, em 2004, com 94 países participantes.
O time brasileiro para Xangai é um dos mais fortes na história do país na competição. Serão 20 atletas com índices em 21 provas, sendo que o Brasil também terá equipes de 4x100m livre masculino e 4x200m livre feminino, visto que tem atletas capacitados para integrar essas provas entre os convocados.
Em 2004, o Brasil voltou do Mundial de Indianápolis com cinco medalhas (uma de ouro, uma de prata e três de bronze), 20 finais e 11 semifinais. Entre os medalhistas nos Estados Unidos apenas dois não retornam à competição: Christiano Santos (UNISANTA) e Rafael Mósca. O primeiro fez parte do time 4x100m livre medalha de prata e o segundo, do 4x200m livre medalha de bronze.
COPA LATINA e MEETING – A UNISANTA terá três representantes na Copa Latina de Natação, competição destinada a atletas das categorias juniores I e II, a ser desenvolvida em São Paulo, no período de 28 a 30 de abril. Representarão a UNISANTA: Amanda Armelau, Isabelle de França Longo e Conrado Chede.
Ainda em abril, Isabelle de França Longo, destaque nos campeonatos paulistas e brasileiros de categorias, em 2005, bem como no Interfederativo Infanto-Juvenil, representará a UNISANTA na seleção brasileira juvenil que atuará no Multinations Youth Swimming Meet, na Ilha da Madeira, Portugal, nos dias 8 e 9 próximos.
Isabelle, que participou da edição 2005 do Meeting da Ilha da Madeira, conquistou na temporada passada o título de campeã brasileira infantil II dos 200 metros nado livre, além dos vice-campeonatos nacionais da categoria nas provas de 400 e 800 metros nado livre. Ela teve ainda participação destacada na conquista do pentacampeonato do Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil por parte da seleção Paulista, no tradicional Chico Piscina, em Mococa, Interior de São Paulo.