Temas relacionados ao novo coronavírus – COVID 19 e exercícios serão abordados por profissionais de Saúde de várias partes do País, na Semana Virtual Fefesp-LAFES: Educação Física, que será realizada de 13 a 17/04. O evento é promovido pela Faculdade de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Unisanta), por meio de seu Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde.

Os palestrantes participarão de transmissões ao vivo, sempre às 13h, no instagram @lafes.ciencias e no Youtube LafesCiencias, com assuntos relacionados à prevenção e ao combate à doença e isolamento social. Os assuntos serão debatidos pelos profissionais por dez minutos e, depois disso, responderão a perguntas dos internautas.

Programação: A atividade terá início no dia 13/04, com o doutor e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, o biomédico Raphael de Souza Pinto, que falará sobre Comportamento da Covid-19: Desafios enfrentados pelo mundo e cenário no Brasil.

Na sequência, o assunto será O exercício físico como prevenção de infecções e melhora do Sistema Imune, a cargo da fisiologista do exercício Isadora Vieira, formada pela Fefesp e pós-graduada pelo LAFES.

No dia 14/04, Angela de Oliveira Godoy Ilha, mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP – disciplina de Endocrinologia e Metabolismo e especialista em Doenças Crônicas não transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein, abordará o tema Qualidade alimentar em tempos de Covid-19. Nutricionista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Angela é também coordenadora do curso de graduação em Nutrição da Faculdade Estácio de Alagoas.

O fisiologista do exercício Sérgio Rebelatto, pós-graduado pelo LAFES e formado pela Fefesp, discorrerá sobre Quarentena: Prevenção às dores crônicas.

Como garantir a saúde mental das crianças durante o isolamento social? será o assuntos tratado no dia 15/04, pela psicóloga Luara Maria de Freitas Lobo. Mestranda em Ciências da Saúde pela Unifesp, Luara é docente do curso de Psicologia da Unisanta e psicóloga das categorias de base de natação da Unisanta. Formada pela PUC-SP, é especialista em Psicologia Esportiva e da Atividade Física e atua na psicologia clínica e esportiva com crianças, adolescentes e adultos.

Jefferson Cabral, mestre em Fisiologia do Exercício pelo Instituto do Coração na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e formado pela Fefesp, falará sobre Isolamento social e os benefícios do exercício físico.

No dia 16/04, o debate terá início com Atletas de alto rendimento x isolamento social, a cargo de Gustavo Jorge, fisiologista do exercício do Departamento do Santos Futebol Clube e formado pela FEFESP.

Lucca Aguillar, fisioterapeuta da área traumatoortopédica e esportiva na Pierin e formado em Fisioterapia pela Unisanta, abordará o tema Estratégia fisioterapêutica para minimizar as perdas funcionais do treinamento.

A dança e suas interações nos tempos de quarentena será debatida pela secretária de Cultura de Cubatão e formada pela Fefesp, Vanessa Toledo, no dia 17/04. Diretora artística da Cia de Dança de Cubatão, Vanessa é professora da disciplina de Dança e Expressão Corporal da Fefesp e tem ampla experiência com produção e apresentação de eventos. É criadora e apresentadora do Canal do YouTube “E por falar em Dança…”.

Raísa Hoffmann, psicóloga e especialista em Psicologia Esportiva, encerra a Semana Virtual com o tema Meios de manter a saúde mental durante o isolamento social.