NPH: [Atualização] Ressaca intensa e estado de ALERTA se mantêm nesta quinta. Ressaca perde intensidade e o estado passa para ATENÇÃO na sexta

307

Os resultados atualizados dos modelos numéricos do NPH-Unisanta indicam que a previsão de ressaca intensa se mantém nesta quinta-feira (9/04). Na região da Baía de Santos, a maré pode ultrapassar 2,18m à tarde, representando um aumento de quase 70cm em relação à tábua de marés. Já no interior do estuário, esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 2,33m. A partir de amanhã (10/04), a maré continuará acima do normal (1,8m), mas com níveis inferiores aos registrados e previstos nos últimos dias (Tabela 1, Figuras 1, 2 e 3).

Para hoje, a previsão indica que o mar permanece agitado com ondas do quadrante sul variando entre 2,0 e 3,0 metros na Baía de Santos (Figuras 4). A partir de amanhã essa agitação diminui e a previsão é de ondas abaixo de 2,0m.

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, hoje o estado é de Alerta devido à previsão de maré acima de 2 metros, entretanto, a partir de amanhã, o estado passa para Atenção, e no sábado, para o estado de observação.

Nesse sentido, há possibilidade de alagamentos na tarde de hoje devido à maré elevada como também de impactos nas estruturas urbanas costeiras devido à intensidade das ondas.

Cabe ainda ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das condições de mar e das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Boletim emitido às 12h de quinta-feira (09/04/2020). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico para quinta-feira (09/abr. 16h). A escala de cores representa o nível do mar em metros e as setas indicam a direção das correntes.
Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v1, em azul e SWAN v2, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.