O Professor Doutor Celso Luiz Caldeira do Curso de Odontologia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), coordenador da disciplina de Endodontia Clínica, elegeu-se vice-presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia do Esporte, com sede em São Paulo. Criada recentemente, inicia suas atividades para atender a demanda dos associados da Associação Paulista de Odontologia Desportiva, que funciona há seis anos.

A Sociedade Brasileira de Odontologia do Esporte envolve profissionais da área de Odontologia (Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Ortopedia-facial, Cirurgia Buco-Maxilo-facial) e Fisioterapeutas, Médicos do esporte, Nutricionistas, Fonoaudiologistas e especialistas em Doping Esportivo. “Busca agregar quem trabalha com atletas no Brasil, dá suporte para competições de atendimento odontológico em clubes e academias”, diz Caldeira, coordenador do Núcleo de Atendimento de Trauma Dental (N.A.T.D.) da UNISANTA e do Centro de Trauma da Universidade de São Paulo (USP). E ainda oferece cursos de capacitação na área de odontologia desportiva, complementa.

Caldeira lembrou que a intenção é trazer uma regional da Sociedade de Odontologia para Santos e ainda fazer um link com a N.A.T.D. da UNISANTA no Núcleo de Atendimento de Trauma Dental, localizado na Clínica de Odontologia do Bloco E – 2º andar, na Rua Cesário Mota, 8. O Núcleo começou em 2005, está voltado também para atendimento de atletas para prevenção de atendimento de dentes traumatizados.

Promove orientação sobre traumas, em escolas, clubes e outros órgãos, para esclarecer como proceder, quando ocorrer este tipo de acidente. Oferece, também, estágios para alunos de graduação. Está aberto para qualquer profissional de Odontologia para atendimento e, sobretudo, funciona como curso de extensão, oferecido pela UNISANTA.

O curso de extensão Capacitação em Trauma Dental e Odontologia Desportiva possibilita conhecimentos teóricos, práticos e laboratoriais no âmbito do paciente portador de trauma dental, fornecendo subsídios para atuar com mais segurança na clínica geral, realizando a melhor conduta nos casos de traumatismos. Permite a interação com profissionais de outras áreas através do desenvolvimento de protocolos de atendimento em Odontologia Desportiva. Público-alvo: cirurgiões-dentistas e outros profissionais da área de esporte e área da saúde, assim como acadêmicos de Odontologia, coordenados por Caldeira.