A situação da saúde no Brasil e a importância da humanização dos serviços de saúde foram destacadas na palestra de abertura do 6º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar (AUDHOSP), ministrada pela presidente da Universidade Santa Cecília e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Lúcia Maria Teixeira Furlani, dia 11/09, no Mendes Plaza Hotel.
A educadora abriu o evento a convite da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) ao lado do Dr. José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, presidente da FEHOSP; do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santos e 2º Secretário da FEHOSP, Manoel Lourenço das Neves, entre outras autoridades.
A partir de dados da World Health Statistics – Estatísticas Mundiais de Saúde – de 2007, Lúcia citou os gastos governamentais com saúde per capita/ano no Brasil que são de US$ 157, “muito menores do que os dos EUA, de US$ 2.725, e do Canadá, de US$ 2.121; além de ficarem abaixo dos gastos da Argentina, que são de US$ 174, Chile, de US$ 169, e Costa Rica, de US$ 223”.
De acordo com a educadora, os gastos no Brasil com segurança pública (60 bilhões) e privada (70 bilhões) superaram os com educação e saúde, juntos. “Combate-se os efeitos e não as causas. É preciso enfrentar os dilemas da saúde à altura de sua complexidade”.

Os profissionais que trabalham com saúde não podem dissociar sua Ciência de Humanismo, acrescentou. “Vivemos em um país dividido em dois: o país de 53 milhões de pessoas, que vivem em situação miserável, ignoradas, nada exigem e não são ouvidas. E o Brasil de 132 milhões de pessoas.”

Parceria – Na oportunidade, a presidente da UNISANTA comentou sobre as inúmeras parcerias firmadas com hospitais da Baixada Santista, nos quais universitários de vários cursos da Instituição fazem estágios supervisionados. Mencionou ainda os constantes investimentos na qualificação profissional, por meio dos centros de estudos e pesquisas na área de Pós-Graduação: Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar, com direcionamento tanto para o mercado de trabalho público como para a área privada, sendo apresentado em fóruns como modelo.
“A UNISANTA é a instituição com maior participação no Pólo de Educação Permanente para o SUS, sendo selecionada para realização de cursos de qualificação, com financiamento Ministério da Saúde / UNESCO e Organização Panamericana de Saúde, Organização Mundial da Saúde” concluiu a palestrante.

Dia 13/09 – A consultora do Ministério da Saúde, Virgínia da Silva Lucas, será uma das palestrantes nesta quinta-feira, dia 13, às 8h30, do 6º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar (AUDHOSP), que reúne mais de 400 congressistas de todo país, desde o dia 11/09.

Vírginia abordará o tema Novidades e Perspectivas dos Sistemas de Produção. Estarão entre os debatedores os auditores da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, Vanderley Soares Moya e Edson Aparecido Cezar, além do auditor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), Nivaldo Simão.