Pratos que marcaram vidas em pessoas da melhor idade foram reunidos em um livro, Quitutes de lembrança: um exercício de memória, que será divulgado nesta quinta-feira (13/9), no Espaço Gourmet da mostra SantosArquidecor, das 18h às 22 horas. Na oportunidade, duas receitas serão feitas na hora, a de batatas recheadas e a de Torta de Maçã ou Morango.
As organizadoras do livro são as gerontólogas formadas pela primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social. pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Cristina Camargo de Almeida e Ivete Lúcia de Freitas Ferreira. O projeto foi desenvolvido por Cristina e Ivete no Centro de Convivência Alegria de Viver, da prefeitura de São Vicente, onde elas desenvolviam um projeto, no ano passado.
O livro, com 11 receitas, foi editado pela Unisanta, em parceria com a Cecon. Mostra momentos de idosos em situações difíceis ou felizes, especialmente marcantes, ligadas ao preparo de uma refeição. O trabalho dos gerontólogos foi o de resgatar essas lembranças. Ao lado de cada receita, o autor conta a história ligada ao alimento e o que ele representa: sentimento, lembrança e o significado. As gerontólogas classificam cada lembrança com representações simbólicas, como alívio, crescimento, superação ou simplesmente confraternização.
Segundo Cristina, a idéia nasceu em uma aula do professor Ricardo Silvestre Micheli, da disciplina Aspectos Nutricionais do Envelhecimento, do Curso de Gerontologia da Unisanta.
“O professor pediu aos alunos que fizessem um relato sobre algumas lembranças, memórias e histórias, que abrangessem alguma relação entre esta recordação e o alimento, como o bolinho de chuva que a vovó fazia quando íamos visitá-la. A atitude fez com que nós, alunos, relembrássemos de momentos do passado e resgatássemos sentimentos de alegria ou de tristeza, que trouxeram significados às histórias de vida de cada um”, explicou.
O projeto Quitutes de Lembrança foi coordenador pelo projeto Silvestre Micheli, com apoio do coordenador do curso de Gerontologia, Carlos Alberto Moraes.
A Mostra da SantosArquidecor estará aberta ao público até o dia 14 de outubro de 2007, na Avenida Cel. Joaquim Montenegro, número 117, no canal 6, em Santos.