A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Sanny (Ceps), realiza, a partir do dia 29/8, uma pesquisa científica domiciliar sobre diabetes mellitus e obesidade abdominal com a população de Santos. Os alunos entrevistarão cerca de 1.600 pessoas, de ambos os sexos, acima de 6 anos de idade, de todas as regiões da Cidade.
De acordo com o professor da Unisanta e diretor científico do Ceps, Roberto Fernandes da Costa, o objetivo da coleta de dados, que será feita até dezembro, é verificar a prevalência de diabetes e obesidade abdominal na Cidade. “Durante as visitas iremos alertar os entrevistados sobre os riscos do pé diabético, doença que pode causar amputação do membro”, conclui o professor.
Ainda segundo Costa, os voluntários entregarão uma cartilha com cuidados e prevenções contra as doenças. “Ao final dos trabalhos, a idéia é encaminhar os casos mais graves à Clínica de Fisioterapia da Unisanta para tratamento".

Pé diabético / Obesidade
De acordo com a professora do curso de Fisioterapia da Unisanta, Maria Cecília Baroni, as pessoas não têm conhecimento sobre os perigos do pé diabético. "São necessárias diversas medidas de precaução, como, por exemplo, o uso de calçados apropriados. Futuramente ofereceremos palestras e faremos acompanhamento trimestral de alguns pacientes".
A professora acredita que os dados apurados poderão ser relacionados com a pesquisa feita há nove anos por Roberto Fernandes da Costa sobre obesidade abdominal, pois 60% dos casos de diabetes estão associados com a obesidade.