O forte calor é, por hora, o maior adversário de Carlos Farrenberg, o Carlão do Brasil (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), em sua preparação para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, a serem realizado de 6 a 17 de setembro, na capital chinesa. Em sua fase de adaptação em solo chinês, em Macau, o nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, só tem se queixado das altas temperaturas. “Mas acredito que isso não deva tirar meu foco. Quero muito lutar por medalhas nestes Jogos”, afirma.
Dono dos atuais recordes pan-americanos dos 50 e 100 metros nado livre, Carlão terá pela frente quatro provas em Pequim. Além dos 50 e 100 metros nado livre, ele nadará os 400 metros livre e s 200 medley. E, em Todas, com chances de brigar por finais e medalhas.
Com 25s71, nos 50 metros e 56s57, nos 100 metros, O nadador da universidade santista figura entre os cinco melhores do mundo na categoria S13 (deficiência visual), mas espera poder melhora seu tempos e ascender ao pódio paraolímpico.
“Minha preparação foi excelente, sob a orientação do meu técnico Renato Bartholo. Pude aprimorar meu estilo e melhorar consideravelmente minha condição atlética”, admite Carlão, que fará sua estréia em Pequim, dia 8 de setembro, na prova dos 400 metros nado livre. No dia 10, ele nada os 100 metros nado livre; dia 12, os 200 metros medley e dia 15, os 50 metros nado livre.
CAROLLINA MALDONADO – A outra representante da UNISANTA nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, Caroliina Maldonado, que competirá na modalidade de tênis de mesa, viaja nesta quinta-feira (28) para São Paulo, onde os demais integrantes da seleção brasileira da modalidade se reúnem antes do embarque para a China.