Se Beijing 2008 foi a olimpíada das mulheres para o Brasil, a Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, tem uma parcela de colaboração nesse ponto positivo. Afinal, cinco atletas destaques nos Jogos fazem parte do time da instituição, as jogadores de futebol, medalha de prata, Fran, Erika, Ester e Maurine, e a nadadora de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, de apenas 16 anos, top 5 na estréia da modalidade.
Na manhã desta segunda-feira (dia 25), as cinco atletas tiveram uma recepção especial na Unisanta e foram homenageadas junto com os seus técnicos, Kleiton Lima (formado pela Fefesp e que comanda o Santos FC) e Márcio Latuf (treinador da natação Unisanta há 21 anos e que esteve com Ana em Beijing). O pátio do Colégio Santa Cecília ficou lotado por alunos (boa parte colegas de Ana Marcela e muitos curiosos em ver de perto uma medalha olímpica) e pela imprensa.
Com a presença da diretoria da Unisanta e autoridades, como o secretário municipal de Esportes, Paulo Musa, e o diretor de futebol feminino do Santos, Carlos Augusto Assunção, as atletas e os técnicos ganharam medalhas douradas do Mérito Desportivo, honra máxima da Unisanta, e flores.
A homenagem se estendeu a Aline Pelegrino, que seria capitã da seleção nos Jogos, mas foi cortada devido a uma contusão na fase de preparação. A jogadora de tênis de mesa que defenderá o Brasil na Paraolimpíada, Carolina Maldonado também foi homenageada, assim como a equipe mirim (sub 14) de futsal do Colégio Santa Cecília, campeã dos Joguinhos Abertos do Interior e representante paulista nos Jogos Escolares Brasileiros, na Paraíba.
O pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, destacou a garra, esforço, principalmente de Ana Marcela. “Para nós ela é de ouro. Com apenas 16 anos, ela enfrentou as mais experientes do Mundo na categoria. Além da estrutural emocional, tem algo espiritual muito forte e a expectativa muito positivo para ser a melhor nadadora de águas abertas do Mundo. A ela somam-se essas grandes jogadoras que dignificaram o futebol feminino brasileiro”, comentou, referindo-se às atletas medalhas de Prata, que atuam no Santos FC e estudam na Fefesp.
A reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, frisou a vontade e a tenacidade de chegarem aos Jogos e se destacarem. “Vocês chegaram lá. Defenderam muito bem o Brasil e terão sempre o nosso apoio, da Família Teixeira, do Colégio e Universidade Santa Cecília”, anunciou. Já a diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, Lúcia Maria Teixeira Furlani, destacou as cinco atletas como exemplos à juventude. “Elas são ouro porque representaram os jovens”, comentou.
Em nome das jogadoras, Érika entregou a sua camisa da seleção brasileira a Marcelo Teixeira. “Para agradecer o que proporcionaram a todas nós. É uma lembrança por todo o apoio das Sereias da Vila e é de coração. Nossa prata valeu mais do que ouro, valeu diamante, por nossa luta”, agradeceu.
A Unisanta conta com mais de 15 mil alunos, da pré-escola a pós-graduação, e desenvolve um trabalho exemplar de apoio ao esporte ligado à educação, confirmando ser a instituição de ensino que mais investe no esporte de alto-rendimento do País. Agora, na Paraolimpíada, a Universidade terá mais dois representantes, Carlos Farrenberg, na natação, e Carolina Maldonado, no tênis de mesa.