Com a palestra Medicamentos Fitoterápicos: um tema cada dia mais atual, ministrada pela nutricionista Fernanda Patara, foi aberto o IV Simpósio de Ciências Farmacêuticas. O evento foi realizado no Auditório do 4º andar do Bloco E, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), e suas atividades seguem até dia 28, com 13 cursos e mais uma palestra.

Através de uma apresentação em Power Point, Fernanda, que é supervisora de treinamento da linha de produtos Bionatus, mostrou números sobre o crescimento dessa área medicinal. Segundo os dados mostrados, medicamentos fitoterápicos giram hoje, em níveis mundiais, cerca de US$ 21,7 bilhões e, no Brasil, R$ 160 milhões por ano. Além disso, explicou a nutricionista, trata-se de medicamentos menos agressivos que os usuais.

O coordenador do curso de Farmácia da Unisanta, Walber Toma, apresentou a programação do evento, aproveitando a oportunidade para ressaltar que o Simpósio ultrapassava a questão meramente científica. “É também para que os estudantes, tanto os prestes a se formar como os que ainda têm alguns anos pela frente, busquem ficar cada vez mais ativos, participativos e experientes”. Também esteve presente no evento o presidente da Associação dos Farmacêuticos da Baixada Santista, Adriano Costa.

De acordo com Toma, as expectativas para os Simpósios seguintes são abrangentes. “Desejamos, a partir do ano que vem, ultrapassar as barreiras da Unisanta, tornando-o um evento de caráter regional e, no futuro, alcançar outros patamares”.

Demais atividades – Ainda nesta segunda-feira (25), às 19h30, ocorre uma nova palestra, de tema Boas Práticas de Fabricação – Atuação do Farmacêutico na Prática, com Carlos Antonio Maria Martes, sócio-fundador da Empresa Companhia da Mata Alimentos Saudáveis, e André do Nascimento Silva, graduado pela Unisanta, Farmacêutico Responsável e Chefe da Linha de Produção da Empresa Companhia da Mata Alimentos Saudáveis. O evento também será no Auditório do 4º andar do Bloco E.

Nos dias 26 e 27, nos períodos diurno e noturno serão realizados 13 cursos com temas como: Avaliação de Risco e Controle de Fármacos no Ambiente, por Fernando Sanzi Cortez, biólogo do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta; Farmácia Clínica no Âmbito Hospitalar; por Valter Garcia Santos, farmacêutico-chefe do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP); Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica no Âmbito das Drogarias, por André Luiz de Moura, mestre em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP; e Aprendendo Cosmetologia dos Pés à Cabeça, por Paulo Rogério Torres, farmacêutico graduado pela Unisanta, máster em Cosmetologia e Dermofarmacia pela Universidad de los Pueblos de Europa (Málaga-Espanha) e membro de honra pela Cambridge International University 2007 e 2008 (Inglaterra) e pela International High Studies University 2007 e 2008 (EUA).