Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, “Top Five” da natação mundial, após a conquista do quinto lugar na prova de estréia da maratona aquática de 10 km no programa olímpico, nos Jogos de Pequim, na China, desembarcou na manhã deste sábado (23), em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, ao lado do técnico Márcio Latuf. Ela chegou falando na satisfação do bom resultado em sua primeira olimpíada e garantiu que já pensa em Londres 2012. “A experiência acumulada em Pequim será de grande ajuda, embora eu tenha que admitir que, mesmo sem medalha, a participação na competição chinesa foi excelente”, afirmou.
A jovem nadadora da equipe santista e da seleção brasileira, que desembarcou com cerca de 1h25 minutos em relação ao horário previsto de pouso, devido a uma troca de aeronave na conexão feita em Toronto, no Canadá, não pareceu ter sentido a viagem de cerca de 30 horas desde Pequim, pois foi logo dizendo que não via a hora de cair na piscina e iniciar a preparação para o Brasileiro Absoluto, o Troféu José Finkel, marcado para o período de 2 a 8 de setembro, na piscina do Sport Club Corinthians, na Capital. “Quero estar muito bem preparada para defender as cores da UNISANTA”.
Sobre águas abertas, Ana Marcela tem na agenda disputas pelos circuitos brasileiro e internacional, e que já faz planos para buscar uma vaga na equipe brasileira que irá aos Jogos de Londres, em 2012. “Até lá, acredito poder superar meus atuais limites e, quem sabe, reunir condições de trazer a sonhada medalha”.
Quanto ao futuro de Ana Marcela, seu técnico, Márcio Latuf, parece não ter dúvidas. “Ela já cumpriu um bonito papel em Pequim, deixando de lado a pouca idade e nadando no mesmo nível das melhores e mais experientes nadadoras do planeta. Na próxima (Londres 2012), podem estar certo que ela estará no pódio”.

HOMENAGEM – Nesta segunda-feira (25), às 11 horas, a UNISANTA e o Colégio Santa Cecília prestam homenagem a Ana Mracela e Márcio Latuf, bem como as suas outras alunas-atletas olímpicas, Érika, Ester, Francielle e Maurine, medalhas de prata no futebol, em Pequim, que também estão de volta ao Brasil. A homenagem ocorrerá no Bloco A, do Colégio, à Rua Oswaldo Cruz, 266.
Érika, Ester, Francielle e Maurine são alunas do primeiro ano da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), enquanto, a mais jovem integrante da delegação brasileira em Pequim, Ana Marcela Cunha, é aluna do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília.
A homenagem se estenderá à também aluna-atleta da Fefesp, Aline Pelegrino, capitã da seleção brasileira de futebol, ausente dos Jogos Olímpicos, em razão de uma grave contusão na fase de preparação.