Liga Acadêmica de Fisioterapia promove o 1º Simpósio Multidisciplinar de Sexualidade Feminina, dia 4/09

617

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia (LAFUO) da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília – Unisanta realizará, às 17h45 da próxima sexta-feira (4/09), o 1º Simpósio Multidisciplinar de Sexualidade Feminina, evento com grandes profissionais da área da fisioterapia, medicina, advocacia, psicologia e psicopedagogia. Para participar, é necessária a inscrição pelo link. O evento é gratuito, pela plataforma Zoom, e com emissão de certificados para os inscritos.

A LAFUO é uma é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2013, que entra nos projetos de extensão aliados pela Unisanta. A liga cuida de assuntos ligados à Fisioterapia na área da saúde da mulher (obstetrícia, ginecologia, câncer de mama, câncer pélvico, trabalho de parto, disfunções urológicas, etc.), com a finalidade de promover projetos científicos e comunitários tanto para o público estudantil como para a população em geral.

Participam da equipe alunos desde o primeiro até o décimo semestre de graduação, experiência que enriquece o conhecimento e o currículo dos futuros profissionais, além das docentes Alessandra Fernandes Loureiro Orefice e Claudia de Oliveira, como coordenadoras (da Liga), e o prof. José Luiz Marinho Portolez, coordenador do curso de fisioterapia.

Segundo a professora de Fisioterapia e coordenadora da LAFUO, Alessandra Fernandes Loureiro Orefice, a pandemia da COVID-19 impediu a realização de alguns eventos de praxe da entidade. Alessandra ainda comentou a relevância da inauguração de um simpósio com essa temática: “Nós trouxemos este simpósio interdisciplinar para aumentar a informação da própria atuação da Fisioterapia e desses profissionais neste contexto da sexualidade feminina”, afirmou a docente.

Programação:

18h – 18h15      Apresentação   LAFUO 

Com o prof. José Luiz Portolez e outros integrantes da Liga

18h15 – 18h45      Introdução: Fisiologia da sexualidade

Com a psicopedagoga Christiane Andréa, que tem graduação em Letras e Pedagogia, pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Gestão Educacional, além de ser Especialista em Sexualidade.

Atua como orientadora educacional, terapeuta em Sexualidade e Afetividade, coach de relacionamentos, palestrante, escritora e articuladora dos projetos de Sexualidade da Secretaria de Educação de Santos. Também é conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Santos (COMMULHER), da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (CEVISS) e da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CM-PETI).

18h45 – 19h15      Atuação fisioterapêutica nas disfunções sexuais

Com Carla Maria de Abreu Pereira, fisioterapeuta Pélvica da Clínica Mantelli, docente do Instituto de Ensino, Pesquisa e Orientação em Saúde (IEPOS) e coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem. É Mestre e Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Sexualidade Humana (FMUSP).

19h15 – 19h45      Anticoncepcional  na sexualidade feminina      

Com a ginecologista Lilian Renata Fiorelli Arazawa, especialista em Sexualidade Feminina e Uroginecologia pela USP.

19h50 – 20h20      A psicologia frente às disfunções sexuais femininas       

Com Maite Varela, psicóloga e psicanalista com 15 anos de experiência clínica.

20h20–20h50      A legislação perante o público feminino                                              

Com a advogada Renata Medeiros Ramos Nagib Aguiar, graduada em Direito pela Universidade Católica de Santos e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito.

Renata é Presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil- subseção de Santos/SP.

21h – 21h30      Apresentação de casos clínicos

Com Alessandra Fernandes Loureiro Orefice, fisioterapeuta graduada na Unisanta, Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp, com especialização em Reabilitação do Assoalho Pélvico em Ginecologia para Fisioterapeutas também pela Unifesp, e em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Alessandra é coordenadora da LAFUO, docente e supervisora de estágio na disciplina de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia da Unisanta.

21h30 – 22h     Mesa-redonda – Discussão sobre caso clínico         

Com todos os profissionais envolvidos no simpósio

22h – 22h10     Seção 1 – Fisioterapeuta                             

Com a fisioterapeuta Carla Maria de Abreu Pereira

22h10 – 22h20     Seção 2 – Psicóloga                        

Com a psicóloga Maite Varela

22h20 – 22h30     Seção 3 – Ginecologista 

Com a médica ginecologista e obstetra Anna Paula Freitas Lemes

22h30 – 22h40     Sorteios e encerramento