Liga Acadêmica de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia da Unisanta realiza Simpósio sobre Abordagem Multiprofissional na Doença de Alzheimer

107

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia do curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília promoverá o I Simpósio da LAFGG: Abordagem Multiprofissional na Doença de Alzheimer. O evento acontece de forma on-line, no dia 12 de setembro, às 16h30.

Realizado em comemoração ao Setembro Roxo, mês da conscientização sobre a Doença de Alzheimer, o simpósio contará com a participação de profissionais renomados na área para abordar aspectos que envolvem o cuidado ao paciente. Entre os palestrantes estão a Prof. Sheila de Melo Borges, Glenda D. dos Santos, Tamires A. Sarno, Paula S. Brum e Florindo Stella.O evento é aberto ao público em geral.

Cronograma

14h – 14h10: Abertura: Organizadores e Prof. José Luiz Portolez, coordenador da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta.

14h10 – 14h40: Palestra: Introdução sobre a doença de Alzheimer – Florindo Stella

14h40 – 16h: Mesa-redonda – Assistência ao paciente e ao cuidador da pessoa com doença de Alzheimer:

14h40 – 15h: Reabilitação cognitiva – Paula Schimidt Brum

15h – 15h20: Atuação Fisioterapêutica – Sheila de Melo Borges

15h20 – 15h40: Trabalho em equipe e o apoio ao cuidador – Glenda Dias dos Santos

15h40 – 16h: Perguntas

16h – 16h30: Palestra: Atualizações acerca da doença de Alzheimer – Tamires Alves Sarno

16h30: Encerramento – Organização e Profª Sheila de Melo Borges

Sobre os palestrantes – A professora Sheila Borges se formou em Fisioterapia pela Unisanta, onde hoje atua como docente. Também é Mestre em Gerontologia pela UNICAMP e Doutora em Ciências (Psiquiatria Geriátrica) pela FMUSP.

Bacharel em Gerontologia pela USP, Glenda dos Santos é especialista em Neuropsicologia e trabalha há mais de 10 anos com idosos com doença de Alzheimer. Também participa de projetos no Hospital do Coração relacionados à política da pessoa idosa.

Tamires Sarno é biomédica e Mestre em Ciências. Atualmente, é doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em Gestão de Saúde. Com 10 anos dentro da área de pesquisa, estuda sobre envelhecimento e demência, focando na doença de Alzheimer. É uma das responsáveis por desenvolver estudos que buscam por marcadores biológicos no sangue de pacientes com a doença.

Formada em Gerontologia pela USP, Paula Brum é Mestre em Ciências com ênfase em treinamento de memória para idosos com Comprometimento Cognitivo Leve. Também é Doutora em Ciências e pós-doutoranda em Psiquiatria.

O Prof. Florindo Stella é médico psiquiatra da Clínica da Fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atuando na área de Demências. Também atua no Instituto de Psiquiatria e Laboratório de Neurociências da Faculdade de Medicina da USP.

Para realizar a inscrição, basta acessar este link.