O Grupo de Pesquisas em Disfunções do Movimento Humano da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) apresentou trabalho na XLV Reunión de La Sociedad Latinoamericana de Investigación Pediátrica, realizado na cidade de La Serena, no Chile, de 21 a 25/10. A UNISANTA foi a única instituição particular do País a participar do evento.
O líder do grupo de pesquisas, Prof. Dr. Roberto Fernandes da Costa, foi o representante da UNISANTA no congresso. Na oportunidade, o pesquisador foi nomeado o vogal do Brasil na Sociedade e será o presidente do congresso em 2010, ano em que o evento será realizado no País.
Durante o evento, Costa apresentou o estudo Sensibilidade e especificidade do IMC para o diagnóstico do estado nutricional em relação à porcentagem de gordura. O estudo foi desenvolvido pela UNISANTA, em parceria com o Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp e o Instituto Runner de Incentivo à Pesquisa.
Participaram do trabalho mais de 6.000 crianças, de sete a dez anos. Os resultados obtidos mostraram que o IMC (Índice de Massa Corporal) deve ser utilizado com cuidado para os meninos da população estudada, pois apresentou elevado índice de resultados “falsos positivos” tanto para o sobrepeso quanto para a obesidade. Para as meninas, o IMC mostrou-se um bom preditor do estado nutricional.

Pesquisas – O Grupo de Pesquisas em Disfunções do Movimento Humano da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA foi criado em agosto de 2005. Em março de 2006, foi credenciado pelo CNPq e mantém reuniões com aulas de bioestatística, coleta e análise de dados de pesquisa, preparação e apresentação de seminários, discussão de artigos científicos, elaboração de trabalhos para apresentação em eventos e redação de artigos para publicação.
A equipe já teve 20 trabalhos de pesquisa apresentados em congressos, quatro artigos publicados em revistas e outros dois estudos que estão aguardando parecer. Teve trabalhos premiados na IV Jornada Ceciliana de Iniciação Científica.
Entre as pesquisas apresentadas em eventos científicos nacionais e internacionais estão: Lesões em surfistas profissionais; Associação entre desvios posturais e algias em sujeitos acondroplásicos adultos; Avaliação do estado nutricional de escolares da cidade de Santos por meio da área muscular e área gorda do braço; Estudo comparativo de pressões respiratórias máximas entre idosas sedentárias e fisicamente ativas e Crescimento de escolares da cidade de Santos.
O doutor em Pediatria e professor de Metodologia da Pesquisa Científica na Fisioterapia UNISANTA, Roberto Fernandes da Costa, é o líder da equipe. Além dele, compõem o grupo os pesquisadores Profª Cláudia Oliveira, vice-líder; Profª. Ms. Alda Paulina dos Santos; Prof. Ms. José Luiz Portolez e Profª. Gláucia Magalhães Pereira.
Entre os estudantes estão: Gabrielle Fernandes Grossi, Laís Moura Mesquita, Márcia Cristina Pires da Silva, Maria do Carmo Vitório Alves Ramos, Mariana Pereira Cervan, Marly Cravo, Palmira Gabriele Ferreira, Rodrigo Lopes de Oliveira Lima, Sabrina da Cruz Benevenuto, Sergio Luiz Ramos Porto Thimotheo, Valéria Akemi Oshiro e Thais da Silva Pregnolato.
As reuniões são realizadas às quartas-feiras, das 14h30 às 18h30.