Depois de um dia de pesquisa na empresa pesqueira Aliança Sociedade Comercial de Pesca Ltda, os alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), profissionais da área e o pesquisador e responsável pelo Laboratório de Pesquisas Biológicas (LAPEBio) da UNISANTA, Matheus Marcos Rotundo, receberam, como doação, para estudos e para o acervo zoológico da Universidade, um “peixe lua”, da espécie Mola mola. “O peixe é jovem, pesa 50 quilos, mas a espécie pode atingir até 3,3 metros de diâmetro e duas toneladas”, diz Rotundo.
Segundo o mestre e pescador do barco, que trabalha há quatros anos para a empresa pesqueira, João Izaac, o peixe foi capturado na região das águas de Búzios, no Estado do Rio de Janeiro. O tipo de pesca que eles praticam é o de parelha, com dois barcos em conjunto no processo de pescaria. “Capturamos o peixe a 40 metros de profundidade do mar, chegamos ao local para começar o processo de pescar e ele acabou ficando preso na rede, quando a abaixamos na água”, explicou o pescador.
De acordo com o biólogo e responsável pelo LAPEBio da Universidade, o peixe lua pode viver até 600 metros de profundidade e raramente se aproxima da costa, além disso, uma fêmea dessa espécie pode liberar até 300 milhões de ovos.
O curso, realizado durante dez dias, contribuiu para o aprendizado e aperfeiçoamento de alunos e funcionários que trabalham no Acervo. Rotundo ainda explicou que foi uma das etapas importantes para que todos pudessem ter conhecimento e saber realmente qual é a função de um biólogo numa empresa como a Aliança, participando de todo o processo de estudo e pesquisa das espécies marinhas. “Fiquei muito feliz porque é um grupo de alunos com quem eu gosto de trabalhar e ainda mais satisfeito por eles terem a oportunidade de verem, analisarem e levarem mais um exemplar ao nosso acervo para ser catalogado, e que será de grande uso por todos dessa área”.