O odontologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças da boca e do dente, conhecidas como doenças bucodentais, além de planejar o melhor tratamento para o seu paciente. Pode atuar em clínicas particulares, instituições públicas e/ou privadas, também pode seguir carreira na área de ensino, dando aulas ou auxiliando em pesquisas.

Se você tem interesse pela graduação em Odontologia, é importante lembrar que o profissional precisa ter muita dedicação nos seus estudos. Por isso, a escolha da faculdade também precisa ser levada a sério, junto com a decisão do curso, para se preparar para o mercado de trabalho!

Na Unisanta, o curso de Odontologia, nota 4 do MEC (escala 1 a 5) no reconhecimento, é ofertado na modalidade de ensino presencial e nos períodos noturno, duração de 10 semestres (5 anos), e integral, duração de 8 semestres (4 anos).

Neste post, vamos contar algumas curiosidades sobre a graduação que é referência na Baixada Santista e destaque no Guia do Estudante!

Aulas práticas e externas

Desde o primeiro semestre, os alunos colocam em prática toda a parte teórica que aprendem nas aulas. A partir do segundo ano, já realizam atividades em centros comunitários e escolas da região com supervisão dos professores.

Com auxílio da Unidade Móvel tipo trailer, os alunos e professores vão a diversos bairros para fazer atendimento gratuito, exames preventivos de câncer bucal e outros serviços odontológicos fundamentais, como orientação sobre escovação, em parceria com o Rotary Club Santos-Porto.

Laboratórios

A faculdade conta com laboratórios de ponta, atualizados com o que há de mais moderno no mercado acadêmico odontológico. No Laboratório Multidisciplinar, o aluno tem à disposição bancadas individuais, onde são reproduzidas todas as operações de um consultório, com microscópio operatório de mesa para projeção simultânea.

Os laboratórios também possuem cabeças de silicone (Bob) que permitem uma simulação próxima da realidade, com a utilização de água e refletores, além de telas simultâneas para projeção das aulas e técnica hands-on, uma central de oxigênio e equipamentos que permitem monitorar o paciente em procedimentos mais invasivos.

Um dos equipamentos mais modernos do centro cirúrgico está um microscópio operatório que consegue transmitir imagens detalhadas das cirurgias realizadas na Clínica de Odontologia para o auditório instalado em outro andar da faculdade.

Clínica de Odontologia

A Unisanta conta com a Clínica de Odontologia. Os alunos, supervisionados por professores, reproduzem todas as operações de um consultório e realizam atendimentos em diversos pacientes, desde crianças até adultos.

Algumas das áreas de atendimento são dentística (restauração dos dentes), endodontia (tratamento de canal), prótese, cirurgia (extrações) e muito mais! Além disso, os alunos do primeiro semestre podem participar de ações práticas como auxiliares dos formandos.

Centro de Diagnóstico

A faculdade também tem o Centro de Diagnóstico por Imagem, único centro de diagnóstico de lesões bucais da Baixada Santista. Nele, há um aparelho de Radiologia Digital (que não utiliza filme), único da Baixada Santista.

A Unisanta foi a 1ª do Estado de São Paulo e a 2ª do País a adquirir o aparelho.

E aí, ficou apaixonado pelo curso de Odontologia da Unisanta, assim como nós?

Então, não perca a oportunidade de garantir o melhor para o seu futuro profissional e faça já sua inscrição para o Vestibular – 2º semestre 2021 através do site: https://vestibular.unisanta.br/presencial.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.