Uma base será instalada em Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, e servirá como local de pesquisas da fauna e flora na região.

O convênio firmado na última terça-feira (12/06),   entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Prefeitura de Guarujá, para  implantação de uma Base de Pesquisa Sustentável (BAPAS, foi divulgado  no site do Diário do Litoral, na quarta-feira, 13/06.

O local servirá como ponto de encontro entre professores, alunos, biólogos e demais profissionais para fazer pesquisas de fauna e flora na região.

“Um dos objetivos do projeto é constituir um espaço de estudos para professores e alunos da Unisanta,  com o propósito de disponibilizar a todos os pesquisadores, professores, estudantes e demais munícipes informações relacionadas à educação ambiental”,  afirma a responsável técnica pelo projeto na Prefeitura, Nanci Papareli Valero, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Neste convênio, que terá a duração de dez anos e podendo ser prolongado por igual período, a Unisanta adquiriu um container para instalar a Base, que ficará localizada em uma área cedida pela Prefeitura no Centro Esportivo Santa Cruz dos Navegantes. O local será utilizado como centro de levantamento de informações a respeito da fauna (projeto SantaFlora) e flora (projeto SantaFlora), como coleta de materiais, identificação de espécies e mapeamento de ecossistemas da região.

Durante o processo serão  elaborados um banco de dados sobre trabalhos científicos realizados nas áreas de estudo e  catálogos de espécies de fauna, flora e ecossistemas encontrados. “Todo conhecimento científico produzido poderá ser apresentado em eventos científicos e através de publicações”.  comenta a bióloga.

Também serão feitas atividades sustentáveis (Projeto Sustenta Guaru) com a população de três regiões de Guarujá: Santa Cruz dos Navegantes, Praia do Góes e Serra do Guaruru. Neste Projeto,  serão desenvolvidas palestras, oficinas (reutilização de materiais recicláveis, horta vertical, gastronomia, entre outros serviços de sustentabilidade), workshops e a implantação de um plano de compostagem.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, enalteceu a iniciativa. “É um trabalho maravilhoso, e as nossas portas estarão sempre abertas. Acredito muito na força das parcerias, e vejo esse momento com muita alegria”.

No evento, a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, estava  emocionada. “Como vivemos a falta de recursos no mundo, temos que pensar muito bem no que vamos fazer para agir no caminho certo. Essa é uma parceria em prol da vida”,  finaliza.

Lucia Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília, lembra que a parceria entre a universidade e a Prefeitura da Guarujá existe há algumas décadas. Ela diz também que as duas partes sempre colaboram em questões culturais, da saúde, biológicas, ou ainda promovem a educação através de diversos habitantes de lá que frequentam o Colégio e a Universidade, ou frequentam cursos de capacitação de professores.