A Alta Direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta)  receberá, nesta sexta-feira (15/6), o Capitão-de-Mar-e-Guerra,  Daniel Américo Rosa Menezes, Capitão dos Portos de São Paulo, e  o sr.  Eugenio Carlos Pierotti, presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), para assinatura de um Protocolo de Intenções  visando ao Desenvolvimento de Projetos Técnicos e Científicos.  O documento será  firmado às 10h30, na Sala de Atos.

Entre os estudos previstos, há  um pré-projeto para restaurar o Palacete Baccarat, onde a Capitania dos Portos do Estado de  São Paulo funcionou, de 1956 a  2003, na Avenida Conselheiro Nébias, 488. O prédio foi adquirido pela Marinha junto ao seu construtor, Alberto Baccarat. Um dos objetivos da Marinha com  a parceria a ser assinada com a Unisanta  é destinar o local para atividades culturais e educativas, como cursos de extensão, mostras e pesquisas, abertas à comunidade.

O Palacete  pertenceu a Alberto Baccarat, um descendente de franceses, da família de fabricante dos cristais Baccarat. O imóvel foi adquirido pela Marinha em 1956, do então proprietário Octávio Nascimento, segundo o site Novo Milênio.

O edifício foi construído com material importado de origem francesa e italiana. Os mosaicos que revestem o chão do saguão de entrada são venezianos, enquanto que as escadas interiores são de mármore de carrara e os lustres de cristal.

O Palacete é tombado, tanto interna como externamente, e está preservado em boa parte dele, principalmente no hall de entrada. Desde agosto de 2003, as instalações da Capitania passaram para uma área no cais da Marinha, localizada entre os armazéns 27 e 29, no Porto de Santos, no bairro do Macuco.