Atendimento à comunidade e experiência aos alunos são as propostas do primeiro Consultório Farmacêutico da Baixada Santista, apresentado dia 3/3, pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). O projeto pioneiro tem a aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e visa orientar portadores de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para a utilização correta de medicamentos.

“É um privilégio fazer a apresentação de um consultório pioneiro, principalmente por atender a comunidade e ser porta de entrada aos alunos para o mercado de trabalho”, declarou a Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.
O nível de excelência do Consultório foi destacado pela Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Instituição. “A aprovação do CNPq atesta que todas as etapas de elaboração do projeto passaram por uma rigorosa avaliação científica”.

De acordo com a Dra. Maria Cristina Ramirez, coordenadora do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SP), o consultório será referência na região. “Instruir os pacientes para que façam uso correto de medicamentos é um serviço muito necessário para a população. Certamente pacientes de outras cidades virão em busca de auxílio”.
A aposentada Vivian Breslauer é diabética e disse estar ansiosa pelo início dos atendimentos. “Conheço a diabetes, sei o que ela pode causar. Mesmo assim, preciso sempre de orientação. Com certeza vou usufruir do consultório”, garantiu entusiasmada.

A partir da segunda quinzena de março, o serviço será oferecido gratuitamente, e o atendimento será realizado por estagiários do 7º e 8º ciclos de Farmácia. Idealizado pelos professores do Curso de Farmácia da Unisanta, o projeto Farmácia Clínica: implementação do Método Dáder como manual de acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes portadores de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial, será supervisionado pelos professores, Dr. Walber Toma, coordenador do curso, Dra. Luciana Lopes Guimarães Fernandes e Dr. Valter Garcia Santos.
“A intenção é fazer algo a mais. Além do atendimento à população, devemos acabar com a visão de que o farmacêutico é um profissional que só vende remédios, e sim mostrar que ele pode integrar o grupo da área da saúde como um todo”, explicou o Dr. Walber Toma, um dos coordenadores do consultório.

Segundo a professora Luciana Lopes Guimarães, o curso de Farmácia também visa ao trabalho de conscientização dos alunos. “Acompanhando o dia-dia dos pacientes, os estudantes saem ganhando, além de ajudar a comunidade”.
Para Pedro Marcos de Farias, aluno do 7º ciclo de Farmácia da Unisanta, o projeto será um foco a mais. “Para nós alunos, trabalhar com a comunidade nos dará experiência para outras áreas e abrirá portas no mercado de trabalho”.
Pacientes que integram o grupo de estudos desenvolvido pelos acadêmicos, com supervisão, serão atendidos às segundas-feiras, das 11 às 12h50; às sextas, das 11h às 12h50 e das 20h às 21h40 e aos sábados, das 9h30 às 11h.

O atendimento ao público será feito às terças e quintas-feiras, das 8 às 11 horas. Os interessados deverão fazer agendamento no setor de Radiologia da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Outras informações pelo telefone 3202-7100, ramal 7315.
Estiveram presentes na apresentação do Consultório Farmacêutico da Unisanta: a Chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Santos, Carla Gonzaga Nascimento, o vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo e professor da Unisanta, Marco Aurélio Pereira, o vereador Marcelo Del Bosco, o provedor da Santa Casa de Santos, Manoel Lourenço das Neves, dentre outras autoridades.