Enquanto a absoluta maioria dos olhos tem sua atenção voltada para Pequim 2008, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, dá um passo à frente e foca Londres 2012, com o intuito de promover o surgimento de novos grandes talentos para a natação brasileira. Já se encontra em estágio de implantação o Departamento Multidisciplinar de Estudos da Natação (Demnat), que visa, entre outras coisas, transformar a instituição de ensino em um centro de excelência do esporte, em se tratando de formação e preparação de atletas.
Ainda entre os objetivos do Demnat destacam-se a criação de um banco de dados desde as categorias mirins até os seniores; um Programa de identificação e seleção de talentos e o oferecimento a todos os treinadores (do mirim ao sênior) de um mapa individual dos atletas e dos futuros nadadores nos itens que serão abordados sobre avaliações e testes. “Acreditamos que até o final deste mês, tenhamos boa parte das atividades em pleno funcionamento”, destaca a professora Rosa do Carmo José, coordenadora da natação da UNISANTA.
Entre as avaliações propostas, despontam Anamnese; avaliação antropométrica (programa de Identificação de Talentos); – Avaliação da composição corporal; Avaliação do Estágio maturacional (categorias de base); avaliação e acompanhamento e programa de prevenção e tratamento de lesões; avaliação e acompanhamento biomecânico – Analyser System; e valiação e tratamento da rigidez, tônus e metabólicos musculares residuais através da massagem;
Os atletas serão submetidos também a testes de força a capacidade músculo-esquelética – Marakenko (categorias de base); de carga máxima (1 a 10 repetições ) – juniores e seniores; de impulsão vertical; de flexibilidade em todas as possibilidades articulares de ombro, joelhos, tornozelos, tronco, cotovelos e quadril; de borda (lactato), bem como a exames laboratoriais.
O corpo multidisciplinar terá em sua coordenação o médico. Marcus Bernhoeft, também responsável pelo Departamento Médico da natação da UNISANTA e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA); Rosa do Carmo (Coordenação Geral); Marcio Latuf (Supervisor e coleta de lactato);. Gerson Paziaqn (Coleta de Lactato); Fábio Massaini (Coleta de Lactato);Joel Moraes Santos Júnior (Preparação e Avaliação Física, Biomecânica);. Maressa Nogueira (Antropometria, avaliação Física e Maturacional); Alexandre Paes (Antropometria e Avaliação Física); e Ney Roblis (Massoterapia), além de profissionais indicados pelas direções das Faculdades de Educação Física e Esporte (Fefesp) e Fisioterapia.