Com a oferta de serviços gratuitos, Unisanta participa de evento sobre desenvolvimento sustentável, no dia 9/10

236

A Universidade Santa Cecília, representada pelos coordenadores e alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia, participará do projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”, no próximo domingo (9/10), na Praça do Aquário, no bairro da Ponta da Praia, em Santos, das 10h às 17h. A participação é gratuita e a programação completa você confere no site www.conhecendoosods.com.br/caminhao.

No dia 9 de outubro, o “Caminhão Conhecendo os ODS” vai desembarcar em Santos, onde serão montadas 13 tendas, uma para cada ODS, com oficinas, atividades práticas, área kids, exposições, rodas de conversa, música, dicas de negócios, oficina de robótica. Na oportunidade, a Unisanta estará representada na tenda 3 e serão ofertados serviços de saúde gratuitos, como avaliações odontológicas, aferimento de pressão e anamneses.

Às 10h, os estudantes da Fefesp (Faculdade de Educação Física da Unisanta) estarão prestando os serviços de avaliação física. Mais tarde, a partir das 11h45, é a vez do pessoal da Nutrição, cuja proposta é atender a população com orientação nutricional de processamento de alimento e recomendação de hidratações individualizadas.

A Fisioterapia servirá aos presentes no local orientação postural e medirá a pressão e a oximetria, com início marcado para as 13h30. Com um trailer de prevenção de câncer bucal, a turma da Odontologia começa a prestar os seus serviços a partir das 15h15.

“Chegamos a um momento em que todos devemos nos unir para a regeneração deste planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecemos os ODS que conta com o Caminhão ODS. O caminhão leva formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, sobre os princípios do projeto.

Exposição – Ainda como parte da programação, haverá uma exposição de obras do peruano Ivan Ciro Palomino, no interior do Caminhão ODS. Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos iniciados em outubro de 2021, após 1 ano, o artista retorna a Santos trazendo inovação com suas 9 obras que representam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 / ONU, agora de modo itinerante.

Em 2021, o Núcleo de Práticas Restaurativas Profa. Nilza Pirilo Teixeira (NUPRE/Unisanta) já promoveu a Exposição de Arte de Palomino e Concurso de Produções Artísticas Escolares Santistas, “Consciência: Girando pela Paz”, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em comemoração ao Jubileu de Diamante dos 60 anos da Unisanta.

O que é o projeto Caminhão Conhecendo os ODS? – Uma das maiores iniciativas para a regeneração do planeta, o Caminhão Conhecendo os ODS está circulando de norte a sul do país levando informações e atividades sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para 13 cidades em sete estados brasileiros. O projeto é realizado pela Ecotransforma, NTICS Projetos e patrocínio da Santos Brasil.

De salários justos aos cuidados para uma saúde de qualidade e proteção social, o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU junto a professores e alunos da rede pública de ensino de Santos e região.