A Clínica da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) irá realizar o tratamento Pró-Pé, palmilhas posturais e mecânicas, a partir desta terça-feira, dia 3. “Além de ser uma inovação na região, por ser a única universidade a oferecer este tipo de tratamento, vi uma grande possibilidade de incentivar o começo de carreira da doutora Karina Teixeira, formada pela UNISANTA”, disse o diretor do Curso de Fisioterapia, Dr. Ivan Cheida.

O tratamento realizado com palmilhas tem como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Segundo a doutora Karina Teixeira, responsável pelo projeto, as mecânicas são indicadas para pessoas com pé chato, pé cavo, calcâneo valgo e varo. Já as posturais são usadas em pessoas com desníveis do quadril, dores na coluna vertebral, nos joelhos, tornozelos, pés, diabetes, entre outros.

“A postura errada é um dos principais motivos que levam as pessoas a apresentarem dores no corpo. Porém poucos associam isso ao modo errado de andar, que pode ser corrigido com estas palmilhas”, disse a fisioterapeuta, que se formou pela universidade em 2004 e realizou cursos e aperfeiçoamento nesta área, em Santa Catarina, Sul do País, onde são confeccionados os materiais utilizados no tratamento.

São palmilhas personalizadas, confeccionadas a partir de conceitos da neurologia e da postura humana, com duração de três anos. O método, desenvolvido na França por volta de 1980, chegou ao Brasil há dez anos. “Dentro das palmilhas podem ser inseridos elementos de EVA, no máximo três, em locais pré-definidos pela avaliação postural”, esclareceu a doutora. Segundo ela, primeiro é feita uma avaliação para detectar os pontos de pressão, depois plantigrafia para fazer o desenho do pé e depois dos elementos utilizados. Por último, a palmilha é colada, moldada e lixada.

“Para os atletas, a palmilha não só ajuda na postura, como também contribui para melhorar o desempenho durante os treinos e nas próprias competições”, completou a Dra. Karina Teixeira.