O Diretor de Marketing da Universidade Santa Cecília, professor mestre Marcus Teixeira Penteado, receberá homenagem especial da organização do evento. A direção da Faculdade de Odontologia também será homenageada.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi sede do 16º Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista (CIOLP), a ser realizado de 23 a 25 de maio. Com o tema A Odontologia Comprometida com o Desenvolvimento Científico e Social, o congresso consagrou-se como o maior da área realizado no litoral paulista e um dos maiores eventos do Brasil.

Pela primeira vez o Congresso foi realizado em instituição de ensino superior. “O CIOLP é importante para os acadêmicos interagirem com outros profissionais da região, do Brasil e do exterior. Com uma programação voltada aos acadêmicos e recém-formados, o 6º CUBAS contribui para o aprimoramento e desenvolvimento dos futuros profissionais”, afirma o presidente do CIOLP e docente da Faculdade de Odontologia e do curso de Pós-Graduação em Ortodontia da Unisanta, Prof. Ricardo Horliana.

O Diretor de Marketing da Universidade Santa Cecília, professor mestre Marcus Teixeira Penteado, recebeu homenagem especial da organização do evento “pelo apoio incondicional para o sucesso do Congresso”, durante cerimônia de abertura que realizada no dia 23/5, às 20h, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro Histórico). Além de Penteado, também foram homenageados os professores Walter Denari e Rosângela Aló Maluza Florez, respectivamente diretor e coordenadora da Faculdade de Odontologia da Unisanta; além do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

O público estimado é de 1000 congressistas, provenientes do Brasil, Peru, Argentina, Venezuela e México. Participaram do evento, cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal e Prótese Dentária, além de acadêmicos de todas as áreas da Odontologia. O objetivo é reciclar conhecimentos e transferir esta atualização aos pacientes por meio de melhorias na qualidade dos serviços oferecidos.

“Além das atividades científicas, o CIOLP traz benefício direto à comunidade por meio da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, e de Campanha de Prevenção à Cárie Dentária e Doenças Gengivais, em parceria com o Rotary Club de Santos e outros Clubes de Rotary Internacional na região”, disse Horliana.

Cirurgias ao Vivo e Programação: Entre as novidades desta edição, estavam cirurgias “Ao Vivo”, com transmissão simultânea;  workshops sobre biossegurança e clareamento dental; Simpósio sobre Odontologia Hospitalar e o Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal.

As cirurgias  realizadas na Clínica de Odontologia da Unisanta e foram transmitidas no Auditório da Universidade. No dia 24, às 10h30, os participantes  assistiram a cirurgia de Implantes com Alta Tecnologia, a cargo do Prof. José Márcio do Amaral; e dia 25, no mesmo horário, foi a vez da Cirurgia de Dente Retido, realizada pelo Prof. Rafael Antonio de Campos.

Também ocorreram eventos paralelos como o 6º Congresso Universitário de Odontologia da Baixada Santista – CUBAS; o Congresso Universitário de Odontologia da Baixada Santista; o 2º Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal – ENAT; o III Meeting de Prótese Dentária e o 1º Simpósio de Odontologia Hospitalar do Litoral Paulista.

O 16º CIOLP contou ainda com a participação de palestrantes internacionais, entre eles, o Prof. Ravindra Nanda, chefe da Divisão de Ortodontia da Universidade de Connecticut, Estados Unidos e o Prof. Celso F. Palmieri Junior, Diretor do Ambulatório de Cuidados Clínicos  e assistente do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Centro de Ciências e da Universidade Estadual da Louisiana – Shreveport, Louisiana.

Docentes da Unisanta: Além do Prof. Ricardo Horliana, a Faculdade de Odontologia da Unisanta está representada no evento pelo diretor e coordenadora do curso, Prof. Walter Denari e Profª. Rosângela Aló Maluza Florez; e pelos docentes, Julio Cesar Bassi, Edma Daud, Rafael Campos; Luís Antônio de Arruda Aidar e Marilene Bargas Rodrigues Alves.