A tarde desta quarta-feira, 30/6, foi agitada na ala infantil da Clínica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os dois cães adestrados, Mafalda (Golden Retriver) e Durval (Lhasa Apso), passeavam pela sala da clínica quando as primeiras crianças começaram a chegar. Os professores e alunos de fisioterapia começaram o tratamento junto com a diretora da ONG Pegadas e Passos Rosanna Ré, que via a necessidade do tratamento da criança e colocava o cão para ajudar. Cerca de cinco crianças chegaram ao local e foram atendidas pelos profissionais fazendo seu tratamento com o auxilio dos cães.

Um dos pacientes, Joelbe Oliveira, de 10 anos de idade, com problema no sistema motor, era auxiliado pela fisioterapeuta ao andar, enquanto levava o pequeno Durval a um passeio pela sala.

Para Ivan Cheida, diretor do curso de Fisioterapia da Unisanta, é importante o paciente ter contato com animais de estimação. “O fisioterapeuta passa os exercícios que serão feitos para o adestrador e ele ensina ao cão. Assim o paciente executa seus exercícios de movimento através da interação com o cachorro. São exercícios através da brincadeira.” – comenta Ivan. Para ele, é mais um diferencial na clínica da Universidade.

Essa iniciativa é baseada em um projeto piloto de terapia assistida com animais, em parceria com a ONG Pegadas e Passos. O tratamento consiste em introduzir dois cães adestrados que contribuirão com o atendimento terapêutico de crianças no setor de Neuropediatria e com pacientes adultos no setor de Neurologia e Lesões do Aparelho Locomotor.

Os cães, que não só divertiram as crianças, como também aos adultos, visitarão a Universidade as segundas e quartas-feiras.