O lançamento do livro será nesta sexta-feira (13/8), às 20h, no Espaço Cultural e Galeria de Arte da Unisanta. O endereço é Rua
Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão – Santos.
Resultado de anos de pesquisa e da seleção de conteúdos extraídos de revistas técnicas internacionais, além de material didático produzido para a Faculdade de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o livro Projetos Químicos e Petroquímicos – movimentação de fluidos, do professor Flávio Nelson Pereira, chega ao mercado para suprir uma lacuna existente na literatura sobre o assunto, no País.
O engenheiro mecânico Manoel Carlos Seguim, que ministra o curso de extensão da Unisanta Projetos em Tubulação e Bombeamento Industrial, em conjunto com Pereira, é co-autor da publicação, editada pela Communicar.
Com mais de 350 exercícios, informações teóricas e tabelas, o livro fornece conteúdo indispensável para alunos do último ano de Engenharia Química e, em especial, profissionais em início de carreira.
De acordo com Pereira, os assuntos abordados são extremamente necessários para o desenvolvimento de projetos industriais nas áreas química e petroquímica. “Após a contratação, a maioria das empresas encaminha seus funcionários para cursos específicos relacionados a projetos industriais. Os novos engenheiros e mesmo aqueles que buscam uma atualização têm dificuldades em encontrar conteúdo nacional sobre o tema”, afirma.
O autor revela que a idéia de publicar um livro também surgiu pelos inúmeros pedidos feitos a ele por e-mail. “Como sempre disponibilizei exercícios para os meus alunos na rede, alunos de outras universidades e até coordenadores de cursos de Engenharia Química que procuravam dados nos sites de busca se deparavam com o link do meu material”, acrescenta.
Concursos – A publicação também contempla questões aplicadas em concursos públicos. Profissionais que desejam aproveitar as oportunidades que o advento do pré-sal traz para a região irão encontrar um excelente material de estudo para os exames públicos, disse o engenheiro.
Sobre o autor – Flávio Nelson Pereira é professor da Faculdade de Engenharia Química da Unisanta há 15 anos e também atua como consultor de processos e projetos industriais. Graduado pela Unicamp e pós-graduado pela USP, trabalhou por mais de 30 anos em departamentos de Engenharia Química de multinacionais de grande porte como Monsanto e Dow Química. Nesta última, desenvolveu projetos em países como Argentina, Venezuela e Estados Unidos.